A ideia de um Museu de Presépios teve início em 1949, quando Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, trouxe da Itália um exemplar do precioso Presépio Napolitano, do século 18, composto de 1620 peças, existindo somente dois conjuntos dessa proporção remanescentes do mundo: o do Palácio Real de Nápoles e o da Basílica de São Cosme e Damião, nas ruínas do Fórum Romano.
O conjunto foi exposto, pela primeira vez, na Galeria Prestes Maia, em São Paulo, no dia 4 de outubro de 1950, dia de São Francisco de Assis. Desmontado em dezembro de 1951, as peças ficaram guardadas na Metalúrgica Matarazzo, por cinco anos.
Em 1999, a antiga residência do Capelão do Mosteiro, datada 1908, foi reformada e adequada para abrigar de forma ideal o Presépio Napolitano, atendendo às necessidades museológicas e conservacionistas do acervo. No dia 18 de dezembro de 1999, o Presépio Napolitano foi reapresentado ao público, em nova montagem cenográfica, no Museu de Arte Sacra.
Museu de Arte Sacra de São Paulo, Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo. Metrô: Estação Tiradentes. Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43. O estacionamento possui bicicletário e vagas exclusivas para idosos e deficientes.