É uma alegria imensa quando percebo que as pessoas entendem que a Arte é um caminho importante de compreensão do mundo e da humanidade. E os grupos que apresentaram Renascimento provaram isso.
No Renascimento, o homem volta-se para si e começa a questionar a religião como a única forma de saber. Desse modo, descobre que a verdade está além dos muros impostos pela Igreja está muito mais perto que imagina: nele mesmo. E passa a ver o mundo de outra forma, colocando-se dono do próprio destino, nomeando-se o verdadeiro “centro do universo”.
Este raciocínio, hoje básico para nós, formou-se um dos alicerces do humanismo. Como fonte de inspiração, os humanistas buscavam na antiguidade clássica um novo modelo de produção intelectual e artística.
Tais convicções influenciaram os estudos da época e o desenvolvimento da imprensa foi determinante, pois tirou das mãos do monges copistas, e portanto da Igreja, o poder sobre a reprodução e divulgação de várias obras – inclusive a própria Bíblia.
Nesse período aparece uma produção artística intensa, inclusive na literatura, e também em campos da ciência, como anatomia, astronomia, navegação, matemática, etc.
Sinta o espírito de renovação renascentista assistindo aos vídeos dos trabalhos preparados pelos meus alunos.
Uma resposta
Adorei o material feito pelos teus alunos. Porque além de aprenderem sobre o que fizeram, podem ajudar as outras pessoas que não conhecem acerca de arte. Sem dúvida, excelentes conteúdos didáticos de arte.
Estão de parabéns!
Bjs