As Musas, Tintoretto

As Musas, Tintoretto
   

Os movimentos radicais de Tintoretto criaram nus poderosamente articulados que voam e giram com extraordinária liberdade.

As Musas eram as nove filhas de Júpiter e Mnemosine (Memória) e companheiras de Apolo (aqui representadas como o sol e não como uma presença corpórea).

Como Apolo, elas foram consideradas como incorporando suprema beleza exterior e graça intelectual. Elas foram originalmente vistas como a inspiração divina para poesia, música e dança, mas gradualmente se tornaram os emblemas de todas as artes liberais.

Hesíodo e a literatura do Império Romano posterior deram a cada musa uma forma literária específica e um instrumento musical, mas as associações eram sempre flexíveis. No século 16, Apolo e as Musas haviam se associado à ideia da harmonia das esferas, com Apolo como o Sol.

Não é surpreendente, dada esta gama de associações, que as Musas individuais sejam difíceis de identificar aqui. Calliope, representando a poesia épica, é aquela que toca um instrumento de cordas; ela pode, portanto, ser a Musa na posição central, tocando o cravo.

Clio, a musa da história, segura um livro e pode ser a figura abaixo de Apolo na pintura. Urânia, associada à astronomia, recebe aqui um globo, mas suas bússolas são seguradas pela musa reclinada na borda inferior da pintura.

Entre as fontes que Tintoretto deve ter consultado está o manual de mitologia de Vincenzo Cartari, publicado em Veneza em 1556 e ampliado e reimpresso nos anos subsequentes. Esta fonte não distingue as Musas, mas inclui os detalhes das guirlandas de flores, louro e folhas de palmeira.

Alguns estudiosos relatam que seja possível que Tintoretto tenha feito modelos de cera ou barro, vestiu-os em tecido, estudou as dobras do tecido nos galhos e os colocou em construções de madeira e papelão, lembrando casas em miniatura com pequenas lâmpadas ao lado para introduzir os efeitos da luz e sombra. Modelos foram pendurados em vigas de telhado para que pudessem ser estudados quando vistos de baixo. Tais procedimentos permitiram a Tintoretto criar esses nus voadores poderosamente articulados com uma liberdade tão extraordinária.

As Musas, 1578, óleo sobre tela, 206. x 310,3 cm, Jacopo Robusti, conhecido como Tintoretto, Royal Collection Trust, Londres.

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