Católica de Stilo | Itália

História das Artes > Museus > Católica de Stilo | Itália
Católica de Stilo | Itália
   

No século 10 d.C., na atual cidade de Stilo, localizada na província de Reggio Calabria, foi construída uma pequena igreja bizantina que ainda hoje se encontra no sopé do Monte Consolino e que se tornou um dos monumentos que testemunham a história de a cidade, bem como um local de interesse turístico.

Esta igreja é conhecida como a “Católica”.

A denominação de “Católica” era para indicar a categoria de “igrejas privilegiadas” de primeiro grau e vem da palavra grega katholikì (καθολική) que, na nomenclatura usada sob o domínio bizantino nas províncias do sul da Itália sujeita ao rito bizantino, pertencia apenas a igrejas com batistério.

Localização da Católica de Stilo no Monte Consolino.

A denominação se manteve até hoje em algumas localidades ligadas por tradição a esse título, como a igreja católica dos gregos de Reggio Calábria, que foi a primeira da cidade .

A Católico de Stilo foi alvo de inúmeras intervenções de consolidação estrutural nos séculos XVII e XVIII, mas a primeira restauração no sentido moderno foi realizada pelo arqueólogo Paolo Orsi entre 1912 e 1927.

Vista do exterior da Católica de Stilo.

A restauração realizada entre 1968 e 1980 por Giorgio Leone trouxe à luz os afrescos de Cristo Pantocrator, a Anunciação e parte de San Giovanni Battista, enquanto durante as restaurações na parte externa do edifício em 1997-1998 eram ossos humanos do final da Idade Média e alguns escritos em árabe por Francesco Cuteri foram encontrados.

De 2004 a 2006 as restaurações dos afrescos internos foram realizadas pelo Consórcio Iconos, enquanto em 2011 foram concluídas as obras de proteção contra infiltrações de água da chuva, financiadas pelo Ministério do Patrimônio Cultural e Ambiental sob a direção da Região da Calábria.

Detalhe do interior com afresco restaurado da Católica de Stilo.

Desde 2006, tem sido parte da lista de candidatos, juntamente com sete outros locais da Calábria basilianos-bizantino, para se tornar parte da UNESCO lista de mundo herança locais.

Em 2015 ela foi escolhida para representar a região da Calábria na Expo 2015.

Uma nova campanha de restauração dirigida por Francesco Cuteri começou em abril de 2015 e algumas descobertas importantes aconteceram em 2017.

Em 8 de janeiro de 2017, é anunciado que o afresco da Dormitio Virginis foi pintado em 1552: junto com o sino de bronze do século XVI e a pequena estaca de granito, isso atestaria a mudança do rito bizantino para o rito latino.

Afresco Dormitio Virginis no interior da Católica de Stilo

A Católica de Stilo é um exemplo da arquitetura bizantina, semelhante à tipologia da cruz grega inscrita em uma praça, típica do período bizantino médio.

No interior, quatro colunas dividem o espaço em nove partes, aproximadamente do mesmo tamanho.

Interior da Católica de Stilo

A área quadrada central e os cantos são cobertos por cúpulas em colunas de igual diâmetro, mas a cúpula central é ligeiramente mais alta e tem um diâmetro maior. No lado oriental, existem três absides. A aparência geral do edifício é de forma cúbica.

A parede perimetral tem 70 centímetros de espessura feita com uma trama particular de grandes tijolos unidos por argamassa.

Na parte ocidental, o edifício repousa principalmente sobre rocha nua, enquanto a parte oriental, que termina com três absides, apoia seu peso em três bases de pedra e tijolo.

Uma das paredes apoiada na rocha da Igreja Bizantina da Católica de Stilo

O exterior da Católica é quase desprovido de decoração, exceto por duas cornijas de tijolo dispostas em dente de serra ao longo das janelas.

As cúpulas foram construídas com uma estrutura “opus reticulatum” e, em seguida, cobertas com ladrilhos de terracota quadrados dispostos em losango .

O interior da igreja

O arranjo particular das fontes de luz dentro de destaca o espaço e dá maior impulso, além de fornecer um lembrete sutil do mecanismo simbólico da hierarquia e escala humanas.

Interior da Católica de Stilo

Esta ampliação do espaço serviu para evidenciar os frescos cujas paredes da igreja estavam originalmente totalmente recobertas e aos quais foi confiada a tarefa de descontextualizar a superfície da parede.

A salinha da igreja tem três absides no lado oriental: a central chamada bema continha o altar atual, a ao norte chamada prótese hospedava o rito preparatório do pão e do vinho, enquanto a do O sul, chamado diakonikon , mantinha os móveis sagrados e era usado para vestir os sacerdotes antes da liturgia.

Curiosidades

Ao entrar no prédio, uma cruz com letras gregas em forma uncial é esculpida na primeira coluna da direita, interpretada como a transcrição do versículo 27 do salmo 118 Deus Dominus nobis apparuit.

No eixo da coluna também estão inscritas a shahada , profissões de fé muçulmanas, La ‘Ila ha Illa Alla h wahdahu (“Não há Deus senão um Deus”) e LIlla hi al Hamdu (“Louvor a Deus”), descoberto por Cuteri em 1997.

Não se pode excluir uma possível utilização do católico como oratório muçulmano, mas, por outro lado, não se pode excluir que as colunas tenham sido trazidas para o local já gravado; no entanto, os árabes, inexplicavelmente não destruíram a pequena igreja bizantina, mas decidiram erguê-la em seu próprio local de culto e oração, talvez porque foram atraídos por sua beleza e pelo seu posicionamento particular.

Católica de Stilo. Via Cattolica – Stilo – Calábria – Itália. Aberta de quinta e sábado, das 14h às 20h. Sexta e domingo, das 8h às 14h.

Fique atento! O horário pode ser modificado. Consulte o site oficial da instituição.

2 comentários em “Católica de Stilo | Itália”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
    1. Olá, William, agradecemos seu comentário. Continue visitando e compartilhando conosco suas experiências com arte. Sucesso com seu site! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: