Comemoração dos 100 anos da Bauhaus

História das Artes > Sala dos Professores > Comemoração dos 100 anos da Bauhaus
Comemoração dos 100 anos da Bauhaus

Neste ano, comemora-se o centenário do nascimento da Bauhaus. Apesar de ter durado apenas 14 anos, sua filosofia continua presente no ensino e na prática do design contemporâneo. Com a missão de dissolver as fronteiras entre o artista e o artesão, unificar e democratizar todas as artes para construir uma sociedade melhor. Seu legado é extenso e de lá saíram produtos que se tornariam ícones do design moderno e as suas ideias são de imenso valor estético.

Uma ruptura com ideias tradicionais e antigos modos de vida e uma nova maneira de pensar em arte, arquitetura, educação e sociedade: quando Walter Gropius fundou a Bauhaus em 1919, ele estabeleceu não apenas uma escola de design, mas uma forma completamente nova de holística. Educação, arquitetos, artistas, artesãos e designers criaram impulsos inovadores que ainda podem ser sentidos hoje.

O grande centenário de 2019 está sendo uma celebração à moda da Bauhaus: experimental, multifacetada, transnacional e radicalmente contemporânea.

Aqui está uma amostra dessa extensa agenda:

  • As cidades de Weimar e Dessau irão inaugurar dois novos museus em 2019. Já em Berlim, o projeto para homenagear a escola só ficará pronto em 2021;
  • Mostra Bauhaus and America Experiments in Light and Movement, no LWL-Museum für Kunst und Kultur, na Alemanha (até 10/06/19);
  • The Design Museum de Munique reúne na mostra Reflex Bauhaus objetos icônicos (até 31/12/19);
  • No Brasil, o público pode ver o trabalho de Paul Klee na exposição Equilíbrio Estável nos CCBB de São Paulo (até 29/04/19), Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *