Madame Claude Monet Lendo Le Figaro, Renoir

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Madame Claude Monet Lendo Le Figaro, Renoir
   

Renoir e Monet se conheceram nas aulas de pintura que o pintor Charles Gleyre dava no seu ateliê. Desde essa época, uniu-lhes um interesse comum e inovador pela pintura e uma íntima amizade e admiração mútua que mantiveram durante toda sua vida. Quando Renoir terminou este retrato, o casal Monet residia em Argenteuil, uma pequena localidade próxima de Paris, junto ao Sena.

Os dois pintores realizaram várias obras lá, trabalhando juntos, com as quais avançaram no desenvolvimento das teorias impressionistas.

Nesta tela, Renoir retratou Camille deitada em um sofá forrado de branco, com um vestido de casa lendo o jornal, em uma atitude que revela a confiança do pintor com o casal.

Esta pintura corresponde ao momento em que ele está trabalhando, lado a lado, com Monet, em Argenteuil, e em numerosas ocasiões também junto a Manet, que naquela época também realizaria um retrato da senhora Monet, com seu filho e o próprio Claude Monet no fundo.

Este foi um período em que Renoir estava notavelmente interessado pela pintura de Manet, ao qual admirava pela concisa claridade com que dotava suas figuras e pela total eliminação de sombras e tons intermediários que fez desaparecer de seus quadros.

Estas características tão inovadoras na obra de Manet influíram em Renoir e podem apreciar-se nesta tela em que a cor se distribui como grandes planos coloridos sem meios tons, dispostos à base de longas pinceladas.

Em várias ocasiões ele pintou seus amigos pintores e suas respectivas esposas e em todos eles, assim como neste retrato, há um traço comum no gosto por retratar seus modelos. Trata-se de uma atmosfera privada e intimista, como se não estivessem posando e o modelo não fosse consciente da presença do pintor.

Madame Claude Monet Lendo Le Figaro, c. 1872-1874, Pierre-Auguste Renoir, óleo sobre tela, 54 x 72 cm, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

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