Museu de Arte Moderna Jesús Soto

História das Artes > Museus > Museu de Arte Moderna Jesús Soto
Museu de Arte Moderna Jesús Soto
   

Localizado na Ciudad Bolívar, Venezuela. Foi assim nomeado em homenagem ao escultor Jesús Soto, nascido na cidade.

O prédio inaugurado em 1973, é uma obra tardia do arquiteto venezuelano Carlos Raúl Villanueva.

O local apresenta um número de obras de Soto como um todo, mas também inclui adicionalmente artistas internacionais, especialmente peças em movimento e dinâmica

Durante os anos 50, Jesús Rafael Soto iniciou uma grande coleção de arte abstrata-construtivista, que o levou à ideia de fundar uma galeria em sua cidade natal, Ciudad Bolívar, no sul da Venezuela.

O projeto para a Fundação Museu de Arte Moderna Jesús Soto foi lançado em 27 de outubro de 1969.

O projeto foi financiado pelo Estado. A primeira fase da Fundação foi inaugurada em 25 de Agosto de 1973: cinco edifícios que alojam escritórios, serviços administrativos e as primeiras áreas de exposição.

Carlos Raúl Villanueva, embora não pudesse completar os planos detalhados de toda a galeria, deixou instruções precisas sobre as diferentes etapas que se seguiram, o que permitiu realizar a segunda fase de construção em 1978 sob a supervisão dos arquitetos José Carlos Villanueva e Edgar Parra.

A segunda fase foi aberta ao público em 22 de Novembro de 1987 e incluiu a biblioteca, uma sala polivalente, um atelier de restauro, instalações de armazenamento e um novo espaço de exposição.

A coleção permanente consiste do trabalho de grandes artistas abstratos-construtivistas, cinéticos e New Realist, da Venezuela e do exterior.

No seu acervo encontra-se grande número de obras de Jesús Rafael Soto, expondo as várias fases da sua trajetória artística.

Salas Expositivas do Museu:

Museu de Arte Moderna Jesús Soto. Avenida Germania  – Ciudad Bolívar – Bolivar – Venezuela. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h, domingo, das 10h às 17h.

Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: