O Juramento dos Horários, Jacques-Louis David

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > O Juramento dos Horários, Jacques-Louis David
O Juramento dos Horários, Jacques-Louis David

Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. A República romana estava em guerra e a disputa devia ser resolvida por um combate mortal entre três irmãos romanos, os Horácios, e três irmãos inimigos, os Curiácios.

David mostra o momento dramático em que os Horários juram diante do pai sua lealdade ao Estado. afirmando que estão prontos para a morrer pela pátria. Mas a história apresenta um difícil dilema moral, pois um dos irmãos Horácios é casado com uma irmã dos Curiácios, e uma irmã dos Horácios está noiva de um dos irmãos dos Curiácios. Eles irão escolher o autossacrifício e a lealdade à República, acima dos laços familiares e das emoções pessoais.

A clareza do estilo de David reflete a certeza da sua mensagem moral. As figuras são maiores que o tamanho natural; todos os contornos são nítidos e bem definidos; as cores são brilhantes e claras. Até mesmo as sombras parecem disciplinadas e sem ambiguidade.

As togas são fielmente copiadas de exempos romanos conhecidos, assim como os capacetes e as espadas. David esforçou-se para tornar cada detalhe o mais preciso possível – até o nariz dos homens tem a forma conhecida como nariz romano.

O grupo masculino lança uma sombra sobre as crianças, aninhadas sobre o manto protetor da mãe dos Horácios. Note como o menino mais velho, mesmo amedrontado pelos acontecimentos afasta a mão da avó para olhar as espadas. A sombra indica que até mesmo as crianças inocentes devem estar dispostas a pagar o preço exigido pela lealdade ao Estado.

A pose heróica do pai acentua a nobreza de seu sacrifício. A inclinação de seu corpo é contrabalançada pela grande lança na mão do filho em primeiro plano.

A cor predominante no grupo masculino é um vermelho vivo, a cor da paixão, que iria tornar-se a cor tradicional da Revolução Francesa.

Podemos reconhecer esse cenário como um estilo tíico da arquitetura romana, com um estilo masculino e austero das colunas dóricas. Os três arcos do edifício correspondem aos três grupos de figuras. Cada grupo ou indivíduo – os irmãos, o pai, as mulheres e as crianças – está emoldurado por um arco, sugerindo seu isolamento e também os vínculos que os unem.

A mulher de branco é Sabina, irma dos Curiácios e esposa de um dos Horácios. Ela se apoia em sua cunhada Camila, que está noiva de um dos irmãos Curiácios. Camila estava destinada a ser morta pelo próprio irmão, por lamentar a morte de seu noivo. AS duas mulheres são a personificação do sofrimento e da tragédia.

Em contraste direto e marcante com as linhas fortes e retilíneas que descrevem o grupo masculino, as mulheres e crianças são desenhadas com curvas suaves. Isso faz com que nosso olhar interprete a emoção  a incerteza da situação.

A assinatura do quadro, no canto esquerdo abaixo, é neoclássica; escrita em latim, ela diz: “Criado em Roma por David em 1784” (“L. David faciebat Romae Anno MDCCXXXIV”).

A intenção de David era fazer um quadro de propaganda, mas não previu o sucesso que teria. Quando foi pintado,  Antigo Regime da monarquia francesa, baseado no direito divino dos reis, teria apenas mais quatro anos de vida. Em 1789, a Revolução Francesa, que David apoiou, substituiu esse regime por uma nova ordem política: a república da Nação-Estado, com seus ideais de liberdade fraternidade e igualdade. Seu quadro heroico, autoritário e de composição impecável simboliza o novo sonho político e é um modelo do estilo neoclássico. Ironicamente, esse quadro foi encomendado pelo rei Luis XVI, que morreu na gulhotina em 1792.

O Juramento dos Horácios, 1784, óleo sobre tela, 330 x 425 cm, Jacques-Louis David, Museu do Louvre, Paris, França.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de David, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se em uma cena mitológica com cenário em arquitetura, e use o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *