Releitura de obras da Tarsila do Amaral e Lasar Segall (Projeto de Artes para Ensino Médio)

História das Artes > Sala dos Professores > Releitura de obras da Tarsila do Amaral e Lasar Segall (Projeto de Artes para Ensino Médio)
Releitura de obras da Tarsila do Amaral e Lasar Segall (Projeto de Artes para Ensino Médio)

Dada a importância da aprendizagem por meio da vivência e experiências do fazer artístico, do desenvolvimento do olhar estético e da contextualização histórica da Arte, realizei com os alunos um projeto que teve como linha condutora as exposições Tarsila Viajante e Lasar Realista que aconteceram em São Paulo nesse primeiro trimestre deste ano.

A proposta foi dividida em três etapas: análise estética, fotografia com interferências digitais e releitura de obra de arte.

Seguem as etapas realizadas:

1. Visitar umas das exposições propostas e durante a visita escolher uma obra de arte que mais gostou. Diante dessa obra, responder o formulário de Análise Estética, elaborado para que o aluno observe a obra de arte de maneira completa e dirigida.

2. O aluno deveria registrar utilizando máquina fotográfica, celular, MP3, etc. cenas e/ou detalhes da arquitetura do prédio/proximidades onde estava instalada a exposição que julgasse interessantes. Fazer interferências a partir de programa de editor de imagens na melhor fotografia que ele registrou. Salvar a fotografia com as interferências e imprimi-la em papel fotográfico (10×15).
3. Escolher uma obra de arte da exposição visitada e preparar uma releitura utilizando como material qualquer tipo de tinta (guache, acrílica, plástica, etc.)

Confira alguns dos melhores resultados das releituras e das fotografias com interferências:

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *