Mortaruru com Projeção Superior Vermelha, Willi Baumeister

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Mortaruru com Projeção Superior Vermelha, Willi Baumeister
Mortaruru com Projeção Superior Vermelha, Willi Baumeister

Grandes borrões de tinta em forma de oval aparecem na superfície deste quadro.

A relação de um com o outro – quanto à forma e quanto à cor – não está clara, criando uma sensação desarticulada de tensão e desconforto.

Os pequenos apêndices estão ligados aos blocos principais por linhas frágeis e delicadas, que os fazem parecer saliências orgânicas matematicamente induzidas.

Os primeiros trabalhos de Baumeister foram influenciados por Fernand Léger, mas ele acabou por desenvolver uma forma de expressão pessoal, que foi chamada de Surrealismo Abstrato.

Preocupava-se muito com a filosofia da arte, acreditando que formas livremente imaginadas podiam resultar em imagens relacionadas às raízes mais profundas e primitivas da humanidade – ideias que ele registrou em seu livro, de 1947, Das Unberkannte in der Kunst (O desconhecido na arte).

Suas pinturas não são completamente desprovidas de objeto, mas têm a intenção de ser representações de outras realidades.

Willi Baumeister era um artista alemão, nascido em 1889. Faleceu em 1955 na sua cidade natal, em Stuttgart.

Mortaruru com Projeção Superior Vermelha, 1953, óleo sobre cartão, 100 x 81 cm, Willi Baumeister, Coleção particular.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Baumeister, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma pintura abstrata livre, usando o material que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *