Arte Rupestre em Lascaux, França

História das Artes > Sala dos Professores > Arte Rupestre em Lascaux, França
Arte Rupestre em Lascaux, França

A descoberta de Lascaux, em 1940, abriu uma nova página no conhecimento da arte pré-histórica e nossas origens. Obra monumental. A caverna continua a alimentar o imaginário coletivo e estimular as novas gerações ao redor do mundo.

Além dessa maravilhosa fauna pré-histórica, há vários sinais enigmáticos inscritos nas paredes: pontos, linhas pontilhadas, flechas, triângulos e outros motivos geométricos. Em meio a tantas representações de animais e sinais indecifrados, vê-se uma única figura humana, feita com traços simples, inclinada na parede de um poço de oito metros de profundidade. Lascaux revela aos visitantes cerca de 1500 gravuras e seiscentos desenhos pintados em amarelo, marrom, vermelho e preto, representando touros, bisões, cavalos, auroques (ancestrais das nossas vacas), veados, cabritos-monteses, mamutes, felinos, uma rena, um urso e um rinoceronte.

Há indícios de que as imagens dos animais estavam associadas a rituais e cerimônias religiosas. Ao captar no desenho a forma ou o movimento de uma rena, de uma cavalo, de um auroque, os nossos a  caçadores-artistas acreditavam que estavam também capturando a alma desses animais, o que lhes facilitaria as caçadas seguintes. Mas se trata apenas de uma hipótese.

Assista aqui a animação de uma visita à Caverna de Lascaux (Dordogne, na França).

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *