Centro Cultural de São Paulo – São Paulo

História das Artes > Museus > Centro Cultural de São Paulo – São Paulo
Centro Cultural de São Paulo – São Paulo

O Centro Cultural São Paulo é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo que reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatros e cinema.

Localizado na saída do Metrô Vergueiro, o Centro Cultural São Paulo, mais conhecido como Centro Cultural Vergueiro, é um dos principais polos culturais e de lazer da cidade.

O projeto, criado a partir da necessidade da extensão da Biblioteca Mário de Andrade, foi inaugurado em 13 de maio de 1982 e, atualmente, possui um conjunto de bibliotecas, um jardim suspenso, salas para apresentações de teatro, música, além de diferentes atividades sociais, educativas e comunitárias.

Entre as atividades culturais e educativas desenvolvidas nos espaços do centro, a preços populares ou gratuitamente, estão: o Sintonia do Rock, projeto que oferece shows de rock todos os anos no mês de julho; o Semanas de Dança, projeto que leva mostras de dança durante algumas semanas do ano para várias partes do CCSP.

Além dos projetos anuais, o CCSP tem muitos shows de música popular, erudita, entre outros ritmos.

Suas salas também costumam ser palco de diversas peças teatrais, dos mais variados gêneros.

Outros projetos também são desenvolvidos com o intuito de levar cultura e diversão ao público

Alguns jovens também aproveitam a área central para dançar street e break dance em grupos.

Além de um grande espaço, o local tem paredes de vidro, que funcionam como espelho para os dançarinos.

Outros visitantes costumam ir em grupo para estudar ou praticar jogos de tabuleiro nas mesas do lado de fora da biblioteca, onde podem conversar sem incomodar os demais usuários.

Um diferencial do local é a acessibilidade.

Com o Programa Livre Acesso, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem frequentar o CCSP e aproveitar toda a programação.

O projeto compreende atividades, espaço físico e treinamento de funcionários, o que possibilita total acesso de cadeirantes, deficientes visuais e auditivos.

A rede Wi-Fi é oferecida em alguns pontos do Centro, com fins educativos, mediante pré-cadastro no site e confirmação no centro de informações.

Há também um espaço para guardar bicicletas e a Ciclofaixa de Lazer passa em frente ao local, na Rua Vergueiro, aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h..

Outro espaço interessante é um Jardim Suspenso, onde existe uma horta comunitária aberta ao público no último domingo do mês.

Na parte central do prédio há árvores remanescentes da época anterior à construção do metrô.

O restaurante do CCSP fica localizado próximo à área das árvores, o que o torna um local agradável para um café ou almoço.

Fazem parte do centro cultural cinco bibliotecas e cada uma possui um diferencial: a Biblioteca Sergio Milliet é a segunda maior da cidade.

A Biblioteca Alfredo Volpi possui um catálogo de exposições de artes e livros sobre artes plásticas, arquitetura, fotografia.

A Gibiteca Henfil possui um acervo especializado em histórias em quadrinhos e oferece oficinas, palestras e exposições sobre o assunto.

A Biblioteca Louis Braille possui acervo composto por livros em Braille e audiolivros.

O ambiente também é preparado para atender aos deficientes visuais onde há, inclusive, computadores com programas específicos para esses usuários.

Outro diferencial é que a biblioteca empresta materiais pelo correio para usuários cadastrados que moram fora da cidade.

O local ainda abriga uma Sala de Leitura Infanto-juvenil.

Um Arquivo Multimeios com documentos visuais, sonoros e escritos sobre a arte brasileira contemporânea.

A Coleção de Arte da Cidade, que possui, entre as peças, os originais dos desenhos da Tarsila do Amaral para o livro Pau Brasil, de Oswald de Andrade.

Em 1982, a Discoteca Pública Municipal passou a integrar o Centro Cultural, atual Discoteca do Centro Cultural de São Paulo.

O acervo é composto por música popular, folclórica e erudita, com destaque para a coleção brasileira.

O acervo ainda conta com objetos, documentos e outros artigos dos primeiros anos de existência da Discoteca Pública Municipal.

 

Centro Cultural São Paulo
End.: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo (próximo ao Metrô Vergueiro e à Av. 23 de Maio). Tel.: (11) 3397-4002.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (os eventos e alguns espaços têm horários diferentes que devem ser consultados diretamente no site).

Fique atento! Os horários podem sofrer alterações. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *