Escadarias: Pérolas da Arquitetura

História das Artes > Sala dos Professores > Escadarias: Pérolas da Arquitetura
Escadarias: Pérolas da Arquitetura
   

As escadarias são elementos que fazem a arquitetura do prédio ou local onde se encontram se tornarem famosos pela sua beleza, integração com o ambiente e a simbologia que o arquiteto quis imprimir na sua obra.

Uma breve viagem por algumas delas:

1-A escadaria tripla da Biblioteca Laurenziana de Florença, Itália foi iniciada por Michelângelo entre 1524 e 1527, finalizada por Ammanatti e Vasari. Com seus degraus ovalados formam um cenário com as colunas de beleza arquitetônica.

Escadaria Biblioteca Laurenziana de Florença, Itália

2-A escadaria da igreja de Bom Jesus de Braga, em Portugal, datada do século XVIII, se divide em várias etapas, cada uma dedicada a um sentido segundo a simbologia de diferentes fontes de água.

Igreja de Bom Jesus de Braga, em Portugal

3- A escada em espiral dos Museus Vaticanos, Cidade do Vaticano, Roma foi construída em 1932 por Giuseppe Momo. Sua dupla hélice com duas rampas faz com que pareça mais longa. Impossível visitar os Museus sem se impressionar por essa obra da arquitetura.

Escadaria dos Museus Vaticanos

4- Para quem assistiu os filmes Harry Potter reconhece essas escadas, ela está classificada como monumento de interesse público, mas fica no interior da livraria Lello, na cidade do Porto em Portugal.

Escadaria da livraria Lello, na cidade do Porto em Portugal.

5- Castelo de Chambord (século XVI) Vale do Loire, França. Essa escadaria tem uma curiosidade, enquanto uma pessoa sobe não encontra outra que esteja descendo, pode não se encontrar mas, pode se ver pelas pequenas janelas que têm entre elas. Diz a lenda que pode ter sido obra de Leonardo da Vinci.

Castelo de Chambord, Vale do Loire, França.

6-A Galeria Nacional de Arte Antiga da Itália é, por si só, uma obra de arte, situada no palácio Barberini de Roma, obra de Francesco Borromini, é de tipo helicoidal, criando uma sensação de maior profundidade, levando ao andar nobre. Já serviu de cenário para filmes.

A Galeria Nacional de Arte Antiga da Itália

7 – A arquitetura moderna traz escadarias de beleza incomum, para a loja da marca Longchamp no bairro nova-iorquino do Soho o arquiteto inglês Thomas Heatherwick, concebeu uma escada que parece imitar uma correnteza ao unir os diferentes níveis. Premiada pelo Instituto Americano de Arquitetura.

Loja da marca Longchamp, Nova York, Estados Unidos

8 – O famoso prédio da Ópera Granier em Paris tem na sua grande escada central famosa pelo seu traçado, pelos mármores, pelas pinturas e mosaicos, um local cênico sem estar no palco.

Escadaria da Opera Granier, Paris, França

9- As escadas da praça da Spagna, construídas a princípio do século XVIII para conectar a praça com a Igreja de Trinità dei Monti, Roma, Itália são uma das áreas mais especiais da praça Cenário de inúmeros filmes e desfile de modas, é de uma beleza singular.

Piazza di Spagna – Roma, Itália

10 – Essa escadaria de 650 degraus está situada em Guatapé, Colômbia,foi construída em um monólito de pedra de 220 metros de altura, em cimento, para dar acesso ao topo da rocha.

Escadaria situada em Guatapé, Colômbia

11 – Curiosa e intricada somente de olhar, essa escadaria tem 3500 degraus e 13 andares, com um poço no meio. Durante séculos, esta foi a principal fonte de abastecimento de água da região do Rajastão, na Índia.

Escadaria projetada para coleta de água região do Rajastão, na Índia.

12- A gigante escadaria de Potemkin tem cerca de 27 metros de altura e estende-se por 142 metros, mas dá a ilusão de ter um maior comprimento situa-se em Odessa, na Ucrânia. É considerada a entrada formal da cidade em direção ao mar, um dos grandes símbolos da cidade.

Escadaria de Potemkin, Odessa, Ucrânia.

 

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Escadarias: Pérolas da Arquitetura. História das Artes, 2020. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/escadarias-perolas-da-arquitetura/>. Acesso em 27 Nov 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: