Estádio Panatenaico

História das Artes > Sala dos Professores > Estádio Panatenaico
Estádio Panatenaico

O primeiro estádio construído nesse mesmo lugar foi edificado em madeira, no ano 330 a.C., por Lykourgos, para a celebração das competições esportivas que eram realizadas durante as Panateneas. Após 500 anos, Herodes Atticus reconstruiu o estádio com mármore.

As Panateneas eram celebrações religiosas que aconteciam anualmente e, dotadas de maior importância, a cada quatro anos. Nas celebrações se rendia culto à deusa Atena mediante diferentes competições, entre as quais se encontravam a hípica, o atletismo, a luta ou as corridas de quadrigas, além das competições musicais ou de beleza.

Atualmente, é possível passear pelas arquibancadas de mármore onde séculos atrás ficavam os nervosos espectadores, entrar na pista de atletismo para se sentir como um dos antigos atletas ou mesmo subir no pódio para ter uma foto de lembrança junto com os anéis que formam o símbolo dos Jogos Olímpicos.

O estádio passou por diversas mudanças, principalmente durante o período romano na Grécia e sofreu sucessivas restaurações estando hoje em perfeito estado. Foi nesse estádio que foram inaugurados os primeiros Jogos Olímpicos Modernos de Atenas de 1896 e este momento foi revivido em 2004 ao receber a competição de Arco e Flecha e ser o local da chegada das maratonas feminina e masculina, nos Jogos Olímpicos de 2004.

É o único estádio feito em mármore do mundo. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 45mil espectadores sentados. No local também a um pequeno museu que hospeda exposições relacionadas à sua história dos jogos olímpicos. No museu há a exibição permanente “Memórias dos Jogos Olímpicos: Cartazes e Tochas de 1896 até hoje.

O estádio também é conhecido por Kallimarmaro, palavra grega que significa belo mármore.

Estádio Panatenaico. Vasileos Konstantinou Avenue, Atenas, Grécia. Aberto todos os dias, de março até outubro, das 8h às 19h e de novembro a fevereiro, das 8h às 17h. O ticket de entrada incluí um audioguia, disponível em vários idiomas, inclusive o Português.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *