Instituto Ricardo Brennand – IRB

História das Artes > Museus > Instituto Ricardo Brennand – IRB
Instituto Ricardo Brennand – IRB

É uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea.

Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Franz Post, com vinte obras.

O Instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI.

A Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras. Tem como foco a história do Brasil holandês e foi projetada para abrigar até 100 mil volumes. O acervo da biblioteca foi formado por meio da aquisição de coleções particulares de acadêmicos e pesquisadores brasileiros dedicados à história do Brasil colonial, como José Antônio Gonçalves de Mello Neto, Edson Nery da Fonseca e Jaime Cavalcanti Diniz.

O Instituto Ricardo Brennand está sediado em um complexo de edifícios, inspirado no estilo Tudor, com área construída de 77 mil metros quadrados. É uma construção contemporânea, combinada com alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e um altar em estilo gótico.

O complexo engloba o Museu de Armaria, a Biblioteca, a Pinacoteca, um auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas de serviço para os visitantes, reserva técnica e espaços técnico-administrativos.

Cercando o complexo, há um vasto parque com uma área de 18 mil hectares dotado de lagos artificiais e esculturas em grande escala, tais como uma fundição recente de O Pensador de Auguste Rodin, uma cópia do David de Michelangelo, A Dama e o Cavalo de Fernando Botero, entre outros.

Detalhes do prédio e do acervo do Instituto Ricardo Brennand:

 

agendaInstituto Ricardo Brennand. Alameda Antônio Brennand, s/nº, São João, Recife, PE. Aberto de terça a domingo, das 13h às 17h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *