Macchiaioli eram impressionistas Italianos?

História das Artes > Sala dos Professores > Macchiaioli eram impressionistas Italianos?
Macchiaioli eram impressionistas Italianos?

Macchiaioli foi um grupo de artistas italianos baseados na Toscana durante a segunda metade do século 19, formada mais de uma década antes dos impressionistas franceses.

A pintura deles foi influenciada por Camille Corot e Gustave Courbet, pintores da Escola Barbizon e por outros pintores que apreciavam pintar ao ar livre, que conheceram quando visitaram Paris, especialmente na Exposição Universal de 1855.

Já foram chamados de impressionistas italianos porque sua pintura também era realizada ao ar livre, mas os impressionistas franceses pintavam ao ar livre para capturar as impressões da luz solar sobre a natureza e os Macchiaioli faziam seus esboços preliminares diretamente na natureza e depois usavam esses esboços para pintar nos seus estúdios.

Os dois movimentos têm em comum o desejo de romper com as regras de arte acadêmica, no entanto aplicaram esse propósito de diferentes maneiras: os impressionistas concentravam-se em tornar a paisagem, natural ou urbana, em seu imediatismo; enquanto que os Macchiaioli buscavam representar a realidade de acordo com leis bem estruturadas e não se renderam a solidez da estrutura composicional.

Clique aqui e saiba mais sobre os Macchiaioli.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Macchiaioli eram impressionistas Italianos?. História das Artes, 2020. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/macchiaioli-eram-impressionistas-italianos/>. Acesso em 29 Sep 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: