Maior moeda de ouro do mundo é roubada em Berlim

História das Artes > Sala dos Professores > Maior moeda de ouro do mundo é roubada em Berlim
Maior moeda de ouro do mundo é roubada em Berlim

A maior moeda de ouro do mundo foi roubada na madrugada do dia 27 de março de 2017 do Museu Bode em Berlim. A polícia confirmou o desaparecimento da peça, que pesa 100 quilos de ouro puro, tem 53 centímetros de diâmetro e 3 e espessura.

A moeda está avaliada em 3,74 milhões de euros (cerca de 12,6 milhões de reais). Foi cunhada pela Real Casa da Moeda Canadense em 2007 e entrou para o livro Guinness dos Recordes como a maior moeda de ouro do mundo.

Existem apenas cinco exemplares dessa peça, que é conhecida como Big Maple Leaf  porque uma das faces tem três folhas dessa árvore, que é o símbolo do Canadá. A outra face exibe a imagem da rainha Elizabeth II.

A peça estava no Museu Bode, na famosa ilha dos Museus de Berlim. Estava protegida por um vidro à prova de balas, mas os ladrões conseguiram quebrá-lo. A polícia acredita que, devido ao peso da moeda, ao menos duas pessoas cometeram o roubo. Um vigia do museu deu o alarme do desaparecimento da peça em torno das 4 horas da manhã (11 horas de domingo em Brasília).

As duas faces da moeda canadense.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *