Memorial da América Latina – São Paulo

História das Artes > Museus > Memorial da América Latina – São Paulo
Memorial da América Latina – São Paulo
   

Com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas, e acolhe, também, a sede do Parlamento Latino-Americano – Parlatino.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial abriga um pavilhão de exposições, onde a rica produção artesanal do continente encontra-se permanentemente exposta; uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina; um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado.

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo, Brasil.

O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina, situado em um terreno de 84.482 metros quadrados no bairro da Barra Funda, São Paulo, SP.

Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

É uma fundação de direito público estadual, com autonomia financeira e administrativa, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, que somam ao todo 25.210 metros quadrados de área construída: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Anexo dos Congressistas e o Auditório Simón Bolívar — que sofreu um incêndio em novembro de 2013.

Um dos edifícios do complexo Memorial América Latina.

Auditório Simón Bolívar, já está de volta ao cenário artístico nacional. O espaço foi reinaugurado em 15 de dezembro de 2017.

Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma, simbolizando uma mancha de sangue, em referência aos episódios turbulentos do passado e aos problemas sociais da região.

Escultura de Oscar Niemeyer na Praça Cívica do Memorial da América Latina

O Memorial possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana.

A biblioteca possui cerca de 30 mil volumes, além de seção de música e imagens.

Biblioteca do Memorial da América Latina.

O complexo promove exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança.

Mantém o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, organização de fomento a pesquisas acadêmicas sobre assuntos latino-americanos.

Publica regularmente a revista Nossa América e livros variados.

Serviu de sede ao Parlamento Latino-Americano entre 1989 e 2007 (atualmente localizado na cidade do Panamá).

Edifício sede do Parlamento Latino no período que esteve instalado no Memorial da América Latina.

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP. Horário: 3ª a domingo, das 9h às 18h. Gratuito

Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: