Museo Nazionale del Bargello

História das Artes > Museus > Museo Nazionale del Bargello
Museo Nazionale del Bargello

O Museo Nazionale del Bargello (Museu Nacional de Bargello) está localizado no antigo Palazzo del Podestà de Florença que, com o decreto real de 22 de junho de 1865, tornou-se o primeiro Museu Nacional Italiano dedicado às artes da Idade Média e ao Renascimento, sendo inaugurado em 1256.

A partir desse mesmo ano, algumas das mais importantes esculturas renascentistas convergiram para o palácio, incluindo obras-primas de Donatello, Luca della Robbia, Verrocchio, Michelangelo e Cellini, a maioria proveniente da coleção Medici-Grand Duke. Mais tarde, o museu foi enriquecido com excelentes exemplos de bronzes, majolica (faiança italiana), ceras, esmaltes, medalhas, marfins, tapeçarias, selos e têxteis, também provenientes das coleções Medici, dos conventos suprimidos e dos particulares.

Entre os legados mais importantes está a doação de Louis Carrand, um antiquário de Lyon, que em 1888 doou ao museu sua coleção de mais de 2.500 obras, incluindo artes decorativas e pinturas.

O mseu está localizado nos três andares do prédio: no térreo você pode admirar a fascinante vista geral do pátio e o Salão de Michelangelo com as esculturas de Buonarroti, Cellini, Giambologna, Ammannati.

No primeiro andar está a imponente Sala de Donatello com as obras mais famosas do artista florentino (David, Attis, San Giorgio, Marzocco), as esculturas de majolica de Luca della Robbia, as obras de bronze de Ghiberti e Brunelleschi; no mesmo nível, as coleções de arte islâmica, da doação Carrand, a Capela (com a mais antiga representação de Dante Alighieri), a Sala dos Marfins,  a Sala da Escultura Trecento, a Sala das Majólicas Italianas, estão alojadas em vários quartos.

No último andar, há uma das principais coleções de obras-primas de Andrea e Giovanni della Robbia, a Sala dos Bronzes, a Sala de Verrocchio, a Sala das Medalhas, a Sala das Armas, onde estão expostas as peças sobreviventes do arsenal dos Medici.

Museo Nazionale del Bargello. Via del Proconsolo, 4, Florença, Itália. Aberto todos os dias das 8h15 às 16h50, fechado no segundo e quarto domingos de cada mês, na primeira, terceira e quinta segunda-feira de cada mês.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....