Museu Afro Brasileiro de São Paulo

História das Artes > Museus > Museu Afro Brasileiro de São Paulo
Museu Afro Brasileiro de São Paulo

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

O Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu Afro Brasil, suas instalações e o seu acervo, são patrimônios públicos, e a responsabilidade por zelar por sua conservação e preservação assim como pela sua imagem e qualidade de sua programação cultural é da Associação Museu Afro Brasil.

O Museu Afro Brasil oferece ao público, diariamente, visitas mediadas por uma equipe de educadores, profissionais especializados e pesquisadores comprometidos com as temáticas abordadas nas exposições de longa duração ou temporárias.

Com objetivo de promover a aproximação entre os visitantes e os acervos expostos no Museu as visitas têm como ponto de partida o acolhimento e pode ser realizado por meio de questionamentos, contação ou leitura de histórias, cirandas, músicas, dentre outras estratégias.

Além de preparar o grupo para a visita, o objetivo é contribuir para a qualidade da interlocução entre o Educador e o grupo atendido.

As visitas temáticas têm por objetivo proporcionar ao visitante a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e reflexões a respeito de fatos históricos, linguagens ou conceitos abordados na exposição de longa duração.

O educador conduz a visita a partir de um roteiro que destaca aspectos e informações, muitas vezes desconhecidos ou não valorizados, na abordagem dos temas eleitos.

O Acervo do Museu Afro Brasil dividido por meio de Núcleos temáticos, o acervo procura abranger aspectos da arte, da religião afro-brasileira, do catolicismo popular, do trabalho, da escravidão, das festas populares, registrando assim, a trajetória histórica, artística e as importantes influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Os roteiros de visitas temáticas, publicados pelo Núcleo de Educação, tem como objetivo sugerir aos visitantes possíveis percursos que podem ser realizados durante uma visita.

Esse material pode ser também utilizado como referência para a preparação de uma visita ou como ponto de partida para o aprofundamento de reflexões após uma visita, seja ela orientada ou espontânea.

Sua coleção é composta de gravuras, pinturas, desenhos, aquarelas, esculturas, documentos históricos, fotografias, mobiliário, obras têxteis, plumárias, cestarias, cerâmicas, entre outras obras elaboradas desde o séc. XVI até os nossos dias.

Constituído por mais de 300 obras, o núcleo de arte africana tradicional do Museu Afro Brasil abarca obras de dezenas de povos que compõe os principais exemplares desta arte presente em museus.

Como não poderia ser diferente, é dada uma atenção especial a povos cuja ligação atlântica com o Brasil em íntimos laços seja historicamente reconhecida.

Dentre esses, contamos com obras dos povos: Iorubá, Fon, Bini, Baule, Iaure, Senufo, Attie, Bamana, Dogon, Landuma, Bijagó, Chokwe, Baluba, Bakongo, Suku, Makonde, entre outros

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, em um edifício projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera.

agenda

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050
Telefone: (11) 3320-8900
Horário de 3ª feira a domingo – das 10h às 17h

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Um comentário em “Museu Afro Brasileiro de São Paulo

  1. Fico feliz por saber que no Parque do Ibirapuera em São Paulo, existe um Museu, falando dos nossos irmãos Afro-Brasileiros. Quando for a São Paulo, será um dos lugares que farei questão de ir conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *