Museu Arqueológico de Heraklion

História das Artes > Museus > Museu Arqueológico de Heraklion
Museu Arqueológico de Heraklion

O Museu Arqueológico de Heraklion é um dos museus mais antigos e importantes da Grécia e está entre os museus mais famosos da Europa. Ele abriga artefatos representativos de todos os períodos da pré-história e da história de Creta, cobrindo um período cronológico de mais de 5.500 anos, desde o período neolítico até a época romana.

O Museu Arqueológico de Heraklion é considerado possui muitas obras-primas da arte minoica.

Localizado no centro da cidade, foi projetado pelo arquiteto Patroklos Karantinos e foi construído entre 1935 e 1958 em um local anteriormente ocupado pelo mosteiro veneziano de São Francisco que foi destruído pelo terremoto em 1856. As ruínas do mosteiro são visíveis no jardim do museu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as obras do museu estavam em grande risco, mas foram salvas graças aos esforços do professor Nikolaos Platon. Platon supervisionou a reexportação dos tesouros do museu e o museu abriu suas portas ao público em 1952. A exibição ilustrou o desenvolvimento cronológico da civilização minoica, a história da pesquisa arqueológica e as grandes descobertas em Creta no início do século 20.

Em 1962, o museu comprou a coleção do médico cretanista Stylianos Giamalakis, que foi exibida no primeiro andar. Em 1964, uma nova ala foi adicionada ao edifício e o diretor do museu, Stylianos Alexiou, posteriormente completou a exposição.

O itinerário da exposição começa no piso térreo com a Coleção Minoica, continua no primeiro andar com os Afrescos Minoicos e o Período Histórico e termina no térreo com a Coleção de Esculturas. As coleções particulares de S. Giamalakis e Nikos & Theano Metaxa são apresentadas em uma seção separada no primeiro andar, assim como a influência refletida do passado minoico de Creta nos tempos antigos e modernos.

Os afrescos originais do Palácio de Cnossos estão expostos no Museu Arqueológico de Heraklion.

Museu Arqueológico de Heraklion. Xanthoudidou 2, Heraklion, Creta, Grécia. Aberto no verão (de 15 de abril até 31 de outubro) todos os dias, das 8h às 20h. No inverno (de 1 de novembro até 14 de abril) de segunda, das 11h às 17h, de terça a domingo, das 8h às 15h. Há pacotes de bilhetes especiais para o Museu Arqueológico de Haraklion e o Sítio Arqueológico de Cnossos.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *