Museu Arqueológico Nacional de Atenas

História das Artes > Museus > Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Museu Arqueológico Nacional de Atenas

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é o maior museu arqueológico da Grécia e um dos mais importantes museus do mundo dedicado à arte grega antiga.

Construído entre 1866 e 1889 para abrigar a maior parte dos objetos arqueológicos provenientes da pré-história à antiguidade que foram encontrados na Grécia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o imponente edifício neoclássico foi forçado a fechar suas portas e manter as suas obras em casos de proteção, que foram posteriormente enterrados para evitar a deterioração e possíveis saques. Em 1945 o museu foi capaz de abrir as suas portas novamente para expor seus tesouros preciosos.

O museu está alojado em um imponente edifício neoclássico do final do século 19, que foi projetado por L. Lange e remodelado por Ernst Ziller.

O vasto espaço de exposição, com numerosas galerias dispostas em dois andares totalizando 8 mil metros quadrados, abriga cinco grandes coleções permanentes:

  • Coleção de antiguidades pré-históricas, que inclui obras das grandes civilizações que se desenvolveram no mar Egeu a partir do sexto milênio a 1050 a.C. (Neolítico, Civilizações Cicládica e Micênica), a peças do período pré-histórico em Tera (Santorini);
  • Coleção das esculturas, que mostra o desenvolvimento da escultura grega antiga do dos séculos 7 ao 5 a.C.com obras-primas originais;
  • Coleção de vasos e objetos menores, que contém obras representativas da cerâmica grega antiga do século 6 a. C. ao período romano e inclui a coleção Stathatos;
  • Coleção de Bronze com muitas estátuas fundamentais, figurinhas e objetos menores;
  • Coleção de Antiguidades do Egito e do Próximo Oriente, únicas na Grécia, com obras que datam do período pré-dinástico (5000 a.C.) à conquista romana.

Ao longo das diferentes salas estão representadas diferentes culturas e civilizações grega através de objetos como vasos de pedra, artigos de bronze, jóias, múmias, figuras de cerâmica pequenas, marfins e figuras de vidro em mármore ou algum máscaras funerárias criado com base no ouro.

Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Oktovriou 44, Atenas, Grécia. Aberto segunda, das 13h às 20h e de terça a domingo, das 9h às 16h. O ticket especial também é válido para entrada no Museu Bizantino e Cristão, Museu Numismático e Museu Epigráfico, em Atenas.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *