Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro

História das Artes > Museus > Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro
Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro

O MIS do Rio de Janeiro foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro.

O museu acumulou um acervo de mais de 400 mil itens – com cerca de 60 mil discos antigos – divididos em dois prédios. Na Lapa, ficam os discos e os depoimentos gravados, a biblioteca, a coleção dos arranjos da Rádio Nacional (20 mil partituras), as coleções menores em restauração e a administração. Na praça XV, no Centro da cidade, objetos pessoais e instrumentos de nomes como Ernesto Nazareth, Catulo da Paixão Cearense, João da Baiana e Jacob do Bandolin, a coleção do fotógrafo Augusto Malta (24 mil fotos do Rio antigo), partituras impressas, a Coleção Almirante, filmes (películas e vídeos) e fotos de personalidades da música e do teatro.

Em 2012, o MIS ganha nova sede em Copacabana, na avenida Atlântica. O novo MIS promete encantar principalmente as novas gerações interessadas por todo o tipo de arte musical ou visual. Projeções de filmes, depoimentos e documentários se misturarão com gravações de todas as épocas. De acordo com o Jornal O Globo, de 10/08/2009, todas as atividades das unidades da Lapa e do Centro serão transferidas para a nova sede.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *