Museu de Arte do Espirito Santo – MAES

História das Artes > Museus > Museu de Arte do Espirito Santo – MAES
Museu de Arte do Espirito Santo – MAES

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo é um museu localizado em Vitória, Espírito Santo, inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998.

O museu ocupa um edifício, localizado no centro de Vitória, projetado pelo arquiteto checo Joseph Pitilick, concluído em 1925, que já sediou o “Serviços de Melhoramentos”, tendo também acolhido o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo – MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987.

Atendendo à uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício.

Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos.

Uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias, além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.

A sua finalidade é ser um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, visando a estabelecer uma relação viva com a sociedade.

E valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

Detalhe da fachada:

m_detalhe
agendaMuseu de Arte do Espirito Santo – MAES. Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – Espirito Santo. Aberto de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 17h.

 

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *