Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM

História das Artes > Museus > Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM

É uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.

Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.

Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno com os jardins de Burle Marx, em consonância com o próprio Aterro do Flamengo, e com a paisagem carioca.

O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya.

É uma organização particular sem fins lucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.

Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu amealhou ao longo de sua história uma coleção de arte moderna altamente representativa – a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978.

Conserva hoje aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993.

O MAM, dizem muitos de seus fãs, é uma obra de arte que guarda outras obras, e merece mesmo o título e a admiração, segue o modelo do MoMA de Nova York.

Focado na inovação e no experimentalismo, o MAM abraça suas exposições com a intensidade de um genuíno “museu vivo”, numa programação que incorpora também música, teatro e, principalmente, cinema. A Cinemateca do MAM é uma pérola cultural da cidade.

Por tudo isso, o museu se autodeclara, com orgulho, “a casa da vanguarda brasileira”.

agendaMAM RIO – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ. Aberto de terça a domingo, das 12h às 18h.

 

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *