Museu do Café

História das Artes > Museus > Museu do Café
Museu do Café

O Museu do Café está localizado no Centro Histórico da cidade de Santos, em São Paulo. Foi criado em 1998, com objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil, que começou em meados do século 18 e que se mantém até hoje.

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial do Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus destaques do acervo telas e um vitral de Benedicto Calixto, ícone da arte paulista. Além disso, o Salão do Pregão, local onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café, também pode ser visitado. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

O prédio possui estilo arquitetônico eclético, com suntuosidade e qualidade de materiais, riqueza de detalhes, marcando sua importância na época áurea do mercado cafeeiro.

Desde janeiro de 2015, os visitantes do museu podem conhecer a mostra “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”. A exposição possui 4 módulos que apresentam a história do café, desde o plantio até os detalhes do prédio da Bolsa Oficial do Café. Compõem a mostra objetos utilizados na lavouras de café, maquinários, grãos diversos, gravuras do francês Jean Baptiste Debret, que retratam o uso da mão de obra escrava no Brasil, além do vídeo Mãos do Café.

agenda

 

Museu do Café, Rua XV de Novembro, 95 , Centro Histórico, Santos.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *