Museu Felícia Leirner

História das Artes > Museus > Museu Felícia Leirner
Museu Felícia Leirner

Um imenso jardim de esculturas em meio à típica paisagem exuberante da Serra da Matiqueira. É nessa cenário que o Museu Felícia Leirner, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tornou-se uma das maiores atrações culturais de Campos do Jordão, Estado de São Paulo.

Inaugurado em 1978, formado por um conjunto de esculturas de autoria de Felícia Leirner, considerado um dos mais importantes do gênero. Ao todo são 85 esculturas, sendo 43 produzidas em bronze, 40 em cimento branco e 2 em granito, trabalhos que revelam a paixão da artista pela natureza e retratam o conjunto de uma obra dividida em cinco fases: Figurativa (1950 a 1958), A caminho da abstração (1958 a 1961), Abstrata (1963 a 1965), Orgânica (1966 a 1970) e Recortes na paisagem (1980 a 1982).

A área expositiva é composta de vários passeios que formam um circuito onde o visitante pode caminhar contemplando as esculturas e, ao mesmo tempo, a natureza.

A disposição das obras permite uma forte interação com a natureza que faz com que se sinta a mensagem que a artista procurou passar em cada uma de suas obras.

Na mesma área do Museu Felícia Leirner se encontra o Auditório Claudio Santoro, o principal palco do maior evento da música erudita na América Latina: Festival Internacional de Campos do Jordão.

Inaugurado em março de 1979, pelo Governador Paulo Egídio e seu secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia, Max Feffer, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro possuem uma área de 35 mil metros quadrados, remanescente da Mata Atlântica, recebe apresentações de danças, músicas, congressos e convenções, com capacidade para 814 pessoas, além de salas acústicas individuais, amplos camarins, salas de ensaio, área técnica e o salão de entrada.

A sala em formato de anfiteatro utiliza o desnível natural do terreno para a colocação da plateia, com cobertura em laje, quadrada e com paredes de vidro, o que permite um contato com o ambiente exterior, integrando e contemplando a mata nativa que rodeia o local.

agenda

Museu Letícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Aberto de ter. a dom., das 9h às 18h. Entrada Gratuita

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *