Museu Lasar Segall

História das Artes > Museus > Museu Lasar Segall
Museu Lasar Segall

Museu de um artista só pode dar a ideia de pouco atrativo, porém além de mostras das principais obras do seu principal artista, Lasar Segall,  o museu oferece atividades educacionais e exposições programadas de diferentes artistas com diferentes suportes.

Constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.

O Museu foi idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – e criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.

Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.

Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura , como unidade especial.

O Museu, como órgão federal, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o Museu.

ACERVO

O acervo do Museu Lasar Segall é formado por 3.119 trabalhos originais do artista, doados por seus filhos Maurício Segall e Oscar Klabin Segall.

Em 2013 o neto Mário Lasar Segall doou 110 obras. Este acervo abrange a parcela mais representativa da obra artística de Lasar Segall, permitindo uma visão abrangente desta produção em toda sua diversidade técnica e temática.

MOBILIÁRIO

Em 1932, Lasar Segall desenhou uma série de móveis para sua residência da Rua Afonso Celso: poltronas, uma mesa de centro, uma mesa e um sofá, construído em duas versões: em uma única peça e em três módulos, que podem ser dispostos à maneira de uma conversadeira. Esses moveis, atualmente, são utilizados como mobiliário da Biblioteca Jenny Klabin Segall.

Documentos, Livros e Fotografias fazem parte de um amplo acervo do Museu.

agenda

Museu Lasar Segall. Rua Berta , 111, Vila Mariana, São Paulo–SP. Aberto de quarta a segunda, das 11h às 19h. Entrada Gratuita.

Algumas Obras de Lasar Segall:

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *