Museu Nukus

História das Artes > Museus > Museu Nukus
Museu Nukus

A história de como o Museu Nukus foi estabelecido e desenvolvido é tão única quanto a coleção. O museu é um tesouro que ilustra períodos culturais do século 3 a.C. até o presente.

O Museu Nukus está dividido em cinco departamentos, sendo:

  • Vanguardas de Uzbequistão das décadas de 1920-1930;
  • Vanguardas Russas do século 20;
  • Arte contemporânea de Uzbequistão;
  • Arte Folclórica de Karakalpak (pequeno grupo étnico seminômade com história primordial e cultura original da região);
  • Arqueologia e antiguidade de Khorezm.

O fundador do museu, Igor Vitaleivich Savitskiy, primeiro visitou Karakalpakstan como pintor em 1950 para participar da Expedição Arqueológica e Etnográfica Khorezm.

Khorezm é uma das terras mais antigas das regiões fronteiriças indo-iranianas do norte da Ásia Central, conhecida por textos persas, chineses e gregos.

Desde os primeiros dias da sua estadia, ele ficou muito fascinado com a natureza incomum local, pessoas, história e arte.

Savitskiy coletando itens da arte popular e aplicada observou que esta arte desapareceria rapidamente. Ocorreu-lhe a criação de um museu, inaugurado em fevereiro de 1966.

O reconhecimento oficial da atividade e coleção de Savitsky ocorreu em 1991, após a dissolução da União Soviética, quando o Museu Nukus se tornou acessível para especialistas em arte estrangeira, jornalistas, diplomatas e empresários com sede em Tashkent, capital do novo Uzbequistão independente.

Correspondentes de empresas internacionais de radiodifusão, jornais e revistas começaram a contar a incrível história de Savitsky e os fatos paradoxais da história do seu museu.

A Coleção Savitsky continua a desenvolver este reconhecimento internacional como um dos museus mais espetaculares da atualidade, pois, possui um acervo de 90.000 itens.

Museu Nukus. Rsaev Street, Nukus, Karakalpakstan, Uzbequistão. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *