Museu Sorolla

História das Artes > Museus > Museu Sorolla
Museu Sorolla

O Museu Sorolla, situado em Madri, na Espanha, foi criado a pedido da viúva do pintor Joaquín Sorolla y Bastida, Clotilde García del Castillo, que em 1925, deixou em testamento todos os seus bens ao Estado espanhol para fundação de um museu em memória do seu marido. Foi inaugurado em 1932 e ocupa a antiga casa do pintor.

Joaquín Sorolla García, filho do pintor, foi o primeiro diretor do Museu até sua morte em 1948. Desde 1973, o Museu é estatal e depende do Ministério da Cultura da Espanha.

A visita do Museu permite conhecer a vida do pintor, passeando por seu cotidiano. A casa se conserva intacta, inclusive a disposição dos móveis. A única mudança ocorrida foi no andar superior da casa, onde ficavam os quartos da família, agora vazios,  se transformaram em salas de exposição das obras.Há também o estúdio, incluindo a cama de descanso do pintor. É a sala mais emblemática do museu, pois mostra como era o trabalho de Sorolla.

A casa tem uma disposição curiosa. Sorolla instalou um espelho em seu estúdio de onde podia ver refletida as escadas para o segundo andar. Da mesma forma, sua família podia vê-lo a partir desta posição. No segundo andar há uma seleção de obras importantes do artista e estão apresentadas por ordem cronológica, assim o visitante pode perceber claramente a sua evolução.

O salão, o pátio andaluz e os jardins, cuja planta foi desenhada e a construção acompanhada pelo próprio Sorolla, completam a visita. É um verdadeiro oásis na cidade.

ACERVO

O ponto forte da coleção é, naturalmente, a pintura de Sorolla. Considerada o conjunto mais importante de obras deste pintor que se conserva em uma mesma instituição.

De modo geral, o conjunto das obras representa a coleção pessoal do artista, pois são obras que ele realizou através de seu gosto pessoal, retratando sua família, e que não eram destinadas à venda. São numerosos desenhos e notas de cor, telas à óleo onde Sorolla recorria continuamente suas impressões.

Além disso o museu conta com todo o mobiliário e as outras coleções que decoravam a casa durante a vida de Sorolla: esculturas, cerâmicas, vidros, têxtil e joalheria popular e marroquina, além do equipamento de pintura, entre eles, cavaletes, paletas e pincéis do pintor.

agenda

MUSEU SOROLLA. Calle Zurbano, 68, Madri, Espanha. Aberto de terça a sábado, das 10h30 às 19h45, domingo e feriados, das 10h às 14h45.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *