Novidades do Museu Casa de Portinari

História das Artes > Museus > Novidades do Museu Casa de Portinari
Novidades do Museu Casa de Portinari

Além de bem artístico, histórico e arquitetônico, a casa é, em si, compreendida como um objeto museológico. Tem seu contexto na cidade de Brodowski, como edificação do início do século 20, moradia família e nas intervenções funcionais e artísticas projetadas por Candido Portinari.Esta ligada como tema e moradia das memórias, contudo, ela é também suporte das pinturas murais e cenário de outros objetos, que devem ter suas próprias condições para observação e fruição.

Os desdobramentos temáticos, são distribuídos em três eixos: a casa, enquanto estrutura, intervenções de Portinari, móveis e utensílios, indícios de um modo de vida; o pintor Candido Portinari, experiências técnicas e estéticas na casa, notas biográficas, indicações do conjunto de obras; e  o lugar, com memórias de Brodowski na casa e na obra do pintor.

A nova montagem do Museu Casa de Portinari também valoriza o restauro complexo da instituição.  Nos cômodos são apresentadas estratigrafias (janelas de restauro) como amostragem de estudos de ações construtivas e de diferentes camadas pictóricas do edifício que, além da função de documentação, contribuem para mostrar as ações especializadas que foram efetuadas durante a obra, como a fundamentação do projeto cromático da casa, estendido à exposição com objetivo de ajudar na compreensão de detalhes da arquitetura ímpar do imóvel.

Durante o processo de restauro foi feita a importante descoberta de um novo mural. A figura de uma mulher de cabelos escuros, segurando um bebê de olhos azuis, estava em uma das paredes do salão principal, encoberta por camadas de tinta.

Recursos eletrônicos também foram incorporados à nova exposição de longa duração. Uma projeção mapeada da casa demonstra as sucessivas etapas de ampliação do imóvel: uma demonstração em vídeo do passo a passo para a elaboração de um afresco, além de textos de Portinari com as memórias relativas à Brodowski, narrados pelo ator Lima Duarte; ainda uma linha do tempo digital que revela a vida e a obra do artista da forma mais ampla e completa possível, e uma sala com jogos digitais onde é possível descobrir como a casa serviu de inspiração para inúmeras obras de Portinari.

Museu Casa de Portinari. Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski – SP. Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *