Passeto di Borgo

Passeto di Borgo

O Passetto di Borgo é uma parte das muralhas do Vaticano, construído sob o pontificado do Papa Nicolau III, a fim de ligar o Palácio do Vaticano ao Castelo de Santo Ângelo. No passado, em caso de perigo, foi uma via de evacuação segura para os papas.

Tem aproximadamente 800 metros de comprimento e 10 metros de altura em relação à rua. Foi construído em 1277 reutilizando partes da muralha da Leonina Civitas. Os arquitetos do papa aproveitaram as antigas muralhas defensivas erguidas pelo Papa Leão IV.

Em diversas ocasiões o Passetto serviu como rota de fuga para os papas em perigo. Em 1494, o Papa Alexandre VI foi forçado a fugir das tropas de Carlos VIII, rei da França, que invadiu a cidade, e em 1527, quando o Papa Clemente VII escapou pelo corredor quando as tropas de Carlos V, de Habsburgo, saquearam Roma e massacraram quase toda a Guarda Suíça na Praça de São Pedro, sobreviveram os soldados que vigiavam o próprio papa. Ele se mantendo enclausurado no Castelo de Santo Ângelo durante os 7 meses que durou o cerco.

Em 2000, como parte das comemorações do ano do Jubileu, esta famosa obra de engenharia militar do Renascimento, também conhecida como “o corredor aéreo”, está aberta à visitação pública com hora marcada e entradas pagas.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *