Rijksmuseum

História das Artes > Museus > Rijksmuseum
Rijksmuseum

O Rijksmuseum, que em português significa ‘Museu Nacional’, é um museu holandês dedicado às artes e à história em Amsterdam. Fundado em Haia em 1800, mudou-se para Amsterdam em 1808 pelo decreto do rei dos Países Baixos Louis Bonaparte, irmão de Napoleão.

O edifício do Rijksmuseum foi projetado pelo arquiteto holandês or Petrus J.H. Cuypers e aberto em 1885. Foi construído no estilo neorrenascentista holandês, então na moda, usando elementos neogóticos históricos na forma e na decoração. Consiste em dois quadrados com um átrio em cada centro. No eixo central há um túnel com as entradas no nível do solo e da Galeria de Honra no primeiro andar. O edifício também contém uma biblioteca.

É o maior museu da Holanda. Possui coleções que vão da Idade Média aos dias atuais, de modo que nesse museu se pode literalmente caminhar através das épocas.

O museu tem em exposição 8.000 objetos de arte e história, de sua coleção total de 1 milhão de objetos dos anos 1200-2000, entre os quais estão algumas obras-primas de Rembrandt, Frans Post, Pieter de Hooch, Hendrick Avercamp, Frans Hals e Johannes Vermeer. O museu também tem uma pequena coleção asiática, que está em exibição no pavilhão asiático.

Destacamos algumas das suas obras:

Rijksmuseum. Museumstraat 1, 1071 XX, Amsterdam, Holanda. Aberto diariamente, das 9h às 17h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *