Templo de Poseidon, Cabo Sounio

História das Artes > Sala dos Professores > Templo de Poseidon, Cabo Sounio
Templo de Poseidon, Cabo Sounio

O Templo de Poseidon fica no topo de um monte rochoso com vista para o Mar Egeu, no pitoresco Golfo Sarônico. Olhando para o mar brilhante e as 15 colunas dóricas que sobraram, é fácil entender por que esse é um dos sítios arqueológicos mais queridos da Grécia. Uma das colunas remanescentes do templo dórico tem a inscrição de Lord Byron, que visitou o templo no início do século 19. 

Na mitologia grega, Poseidon era o segundo na hierarquia, ficando abaixo de Zeus. Os pescadores e os marinheiros da Grécia antiga rezavam fervorosamente para esse deus do mar. Com frequência, ele era retratado segurando um tridente e, quando ficava com raiva, costumava provocar grandes tempestades que destruíam os barcos. Aqueles que buscavam suas graças deixavam um sacrifício animal e outros presentes nas escadas do templo.

O cabo Sounio era, na mitologia, o lugar onde Egeu teria se lançado ao mar. O seu filho Teseu tinha prometido que se saísse vitorioso do seu combate contra o Minotauro, içaria velas brancas no seu barco, enquanto que se morresse, a tripulação deveria deixar no barco com as velas negras no mastro. Egeu viu chegar ao longe o barco com grandes velas negras, porque Teseu se tinha esquecido de içar as brancas, e desesperado atirou-se do alto das rochas para o mar. Daí provém o nome do Mar Egeu.

O templo de Poseidon foi construído em 444-440 a.C., sobre as ruínas de um templo que data do Período Arcaico. Suas colunas possuem 6 metros de altura. A sala de oração tinha uma estátua de bronze de Poseidon.

Em 1906, na escavação arqueológica do local, foram encontrados muitos artefatos e inscrições. Destacamos a estátua de mármore conhecida como Sounion Kouros que se encontra no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Tempo de Poseidon. Cabo Sounion – Atenas – Grécia.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *