Pesquisar
Close this search box.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Placas Decorativas Obras de Arte Pinturas Famosas Decoração Quarto Sala Van Gogh, Monet, Da Vinci, Monalisa, Tarsila, Kint, Botticelli, Vermeer, Rembrandt, Picasso, Michelangelo

É um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.

Entre 1993 e 1998 foi feita uma reforma em todo o prédio da Pinacoteca com autoria de Paulo Mendes da Rocha, que acabou ganhando o prêmio de arquitetura “Mies Van der Rohe” no ano de 2000.

O escultor baiano Emanoel Araújo foi eleito em 1992 diretor do local e durante toda a modificação reforçou a ideia de que o centro de São Paulo não deixaria de ser o cartão postal da metrópole. Então decidiu mudar a entrada do estabelecimento, que anteriormente era na Avenida Tiradentes, para a frente da Estação da Luz.

A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição.

A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração do seu acervo.

A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.

Espaço do Projeto Octógono Arte Contemporânea
Espaço do Projeto Octógono Arte Contemporânea

Desde 2006 é administrada pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura.

A Pinacoteca também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, instalado no antigo edifício do DOPS, no Bom Retiro, onde mantém exposições temporárias de arte contemporânea, a Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da instituição.

A Pinacoteca de São Paulo abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.
Destacam-se também:
A Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país;
A Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro e mais recentemente;
A Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês de janeiro de 2015.

agendaPinacoteca do Estado. Praça da Luz, 2 – Luz – Centro (Metrô Luz) – são Paulo. Aberta de terça a domingo, das 10h às 17h30.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Pinacoteca do Estado de São Paulo. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/pinacoteca-do-estado-de-sao-paulo/. Acesso em 27/07/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress