Pesquisar
Close this search box.

Museu de Arte de Goiânia

BOYA Microfone de lapela sem fio para iPhone, iPad, Android, USB, C, smartphone

Minilapela, microfone, grampo para gravação vídeo, podcast, transmissão ao vivo do YouTube (Lightning 1TX+1RX) Preto(MLS-BY-V1)

Sediado em local privilegiado, dentro do Bosque dos Buritis – marco turístico da cidade – o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foi inaugurado em 20 de outubro de 1970.

Criado pela lei n º 4188, de 28 de agosto de 1969 é o primeiro museu público municipal de artes plásticas da região Centro-Oeste.

O MAG constitui-se uma instituição pública de caráter permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade.

Tem como objetivos reunir e preservar as obras de seu acervo, além de estimular e divulgar a produção artística visando promover o intercâmbio cultural.

O MAG tem por finalidade formar, pesquisar, qualificar, comunicar, preservar e exibir, para fins de estudo, educação e entretenimento, um acervo museológico, bibliográfico e audiovisual, composto por obras de arte, pertencentes ao Patrimônio Cultural Artístico do Município de Goiânia, bem como incentivar a produção artística regional, em intercâmbio e integração com a produção artística nacional e internacional.

É uma instituição de caráter permanente e patrimonial, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e aberta ao público.

A sede do Museu conta com três Salas de Exposição, sendo uma delas localizada em outra sede, no SEPAC – Sala de Exposição do Palácio da Cultura – na praça Universitária que também abriga o Museu de Escultura ao Ar Livre.

Conta ainda, com a Sala Amaury Menezes reservada para as exposições do acervo e a Sala Reinaldo Barbalho para eventos e exposições.
Além disso, o MAG possui setores de Intercâmbio e Exposições, Conservação e Restauração, Reserva Técnica e na área de Ação Educativa, oficinas de artes plásticas e Biblioteca Especializada.

Atualmente, o acervo do MAG é composto por 850 obras entre as categorias de desenho, pintura, escultura, objetos e gravura.

O MAG, durante seus anos de existência realizou milhares de eventos, entre exposições, cursos, palestras, recitais, lançamentos de livros, entre outros.

O público alvo do MAG é constituído por pesquisadores, estudantes, turistas, professores e a comunidade em geral, atendendo aproximadamente 25.000 usuários, estimativa anual (exceto em exposições de grande porte, que alcança média de 50.000 usuários).

A Biblioteca do MAG foi criada em 1970 e, em 1994, passou por reestruturação física e automação.

Possui acervo bibliográfico e documental diversificados referentes a arte visual produzida em Goiás e também a arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional.

Atende regularmente pesquisadores, professores, pesquisadores, críticos de arte e curadores. A Biblioteca também atua junto com a Reserva Técnica, curadoria e ação educativa do MAG, dando suporte na preparação de dossiês de artistas e nas publicações.

Deste 2009, o MAG lança editais para seleção de propostas para ocupação de seus espaços expositivos.

As propostas selecionadas compõem o Programa de Exposições que, por sua vez, integra o Calendário Anual das mostras realizadas.

Durante o ano de 2011, o Programa realizou mais de 30 exposições com trabalhos de artistas locais e de diversas regiões do Brasil contabilizando mais de vinte mil registros de assinaturas durante o período de visitação do público.

Nas individuais e coletivas foram apresentadas obras nas linguagens de desenho, pintura, instalação, performance, vídeo, videoinstalação, fotografia e gravura.

agendaMuseu da Arte de Goiânia. Rua 1 nº 605, Bosque dos Buritis – Setor Oeste – Goiânia – Goiás – Brasil. Aberto de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 8h às 18h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Museu de Arte de Goiânia. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/museu-de-arte-de-goiania/. Acesso em 18/05/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress