Pesquisar
Close this search box.

Instituto Ricardo Brennand – IRB

Kit de iluminação de vídeo LED, kit de vídeo Vlog da Andoer para telefone com tripé de mesa, suporte de telefone com microfone frio, luz de vídeo LED, obturador remoto para YouTube/transmissão ao vivo/maquiagem

É uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea.

Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Franz Post, com vinte obras.

O Instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI.

A Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras. Tem como foco a história do Brasil holandês e foi projetada para abrigar até 100 mil volumes. O acervo da biblioteca foi formado por meio da aquisição de coleções particulares de acadêmicos e pesquisadores brasileiros dedicados à história do Brasil colonial, como José Antônio Gonçalves de Mello Neto, Edson Nery da Fonseca e Jaime Cavalcanti Diniz.

O Instituto Ricardo Brennand está sediado em um complexo de edifícios, inspirado no estilo Tudor, com área construída de 77 mil metros quadrados. É uma construção contemporânea, combinada com alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e um altar em estilo gótico.

O complexo engloba o Museu de Armaria, a Biblioteca, a Pinacoteca, um auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas de serviço para os visitantes, reserva técnica e espaços técnico-administrativos.

Cercando o complexo, há um vasto parque com uma área de 18 mil hectares dotado de lagos artificiais e esculturas em grande escala, tais como uma fundição recente de O Pensador de Auguste Rodin, uma cópia do David de Michelangelo, A Dama e o Cavalo de Fernando Botero, entre outros.

Detalhes do prédio e do acervo do Instituto Ricardo Brennand:

agendaInstituto Ricardo Brennand. Alameda Antônio Brennand, s/nº, São João, Recife, PE. Aberto de terça a domingo, das 13h às 17h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 2

  1. A visita foi espetacular, nem sabia o que mais me deixava empolgada; se era os leões, as estátuas ou as palmeiras imperial. E ao entrar no castelo das armas, voltei ao tempo, a história do Brasil contada através dos livros ; veio a lembrança de um tempo que não desejo passar, porém lembrei-me da ameaça do Vladimir o presidente da Rússia em lançar o nissen que se encontra nas profundezas do oceano, se acontecer a nossa história termina e, uma outra começa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.