O Museu de Arte Decorativa em Buenos Aires foi criado pelo Governo Nacional em 1937, com a aquisição do edifício e da coleção de arte do casal Josefina de Alvear e Matías Errázuriz. Foi declarado monumento histórico artístico em 1997. A coleção do museu tem cerca de 4 mil peças, entre móveis, pinturas, esculturas, tapetes e objetos de arte decorativa.
Entre os destaques da coleção, encontram-se peças decorativas europeias e orientais, esculturas e pinturas dos séculos XVI a XIX. Também se destaca o conjunto de miniaturas europeias dos séculos XVI ao XX, considerado o mais importante desse tipo na América.
O Museu Nacional de Arte Decorativa está instalado no Palácio Errázuriz Alvear, projetado em 1911 pelo arquiteto René Sergent, em estilo neoclássico francês. O edifício foi residência da família formada por Josefina de Alvear e Matías Errázuriz Ortúzar. O casal viveu na Europa durante dez anos e lá adquiriu um valioso acervo de obras de arte europeia e oriental. Em 1936, o Estado Nacional comprou a casa e parte do seu acervo. Um ano depois, o Museu Nacional de Arte Decorativa abriu as suas portas ao público.
O palácio foi restaurado como casa-museu, que não só alberga valiosas peças de arte e mobiliário de diferentes épocas, mas também revela o estilo de vida de uma família burguesa do início do século XX. Durante os dezoito anos que aqui viveram os Errázuriz Alvears, a casa foi palco de recepções, concertos e bailes de caridade.
Para tornar a vida na casa mais confortável, o arquiteto Sergent incorporou um grande número de avanços tecnológicos: dois elevadores, um sistema de aquecimento central e outro sistema centralizado de extração de pó, muito inovador para a época. Era uma casa de luxo e conforto, um piso principal destinado a estes eventos sociais, o primeiro andar onde se situavam os apartamentos da família, um segundo andar de serviço e a cave hoje utilizada para exposições temporárias.
A casa apresenta os mais significativos estilos de arte decorativa e decoração europeia dos séculos XVIII e XIX. A residência conta ainda com um imponente jardim histórico em estilo francês que funciona como extensão das salas de recepção.
Museu de Arte Decorativa Avenida del Libertador 1902, Ciudad de Buenos Aires. Aberto de quarta a domingo, das 13h às 19h. Fechado às segunda e terças.
Fique atento! Os horários podem ser modificados. Consulte o site oficial da instituição.