Autorretrato Mole com Bacon Frito, Salvador Dalí

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Autorretrato Mole com Bacon Frito, Salvador Dalí
Autorretrato Mole com Bacon Frito, Salvador Dalí
   

Usualmente muito sincero quando o tema é o seu próprio gênio. Salvador Dalí caricaturou aqui sua imagem pública fazendo deboche de si mesmo. Sua identidade é transmitida principalmente pelos bigodes revirados para cima como antenas que o tornaram inesquecível.

A imagem que vemos se tornou uma das mais difundidas da produção do artista catalão. Assim, ele apareceu na capa do catálogo da exposição que Julien Levy Gallery dedicada ao artista em Nova  York em 1941.

A imagem do autorretrato está em um pedestal com a inscrição do título do trabalho, junto com um pedaço de bacon frito, um símbolo de matéria orgânica e ao mesmo tempo presente todos os dias em seu café da manhã no hotel Saint Regis em Nova York. Dalí argumentava que a mais consistente de nossa representação não é nem espírito nem vitalidade, mas a nossa própria pele.

As muletas, como símbolos sexuais, são uma presença ainda mais familiar nas suas obras, e o próprio Dalí notou que o público, em vez de se cansar delas, parecia ficar cada vez mais entusiasmado quanto mais ele as pintava; portanto, ele chegou à conclusão adequada: usar muletas grandes, médias e pequenas para sustentar sua autoimagem incorrigivelmente mole de todos os lados.

O olho redondo e a boca com formigas também significam deterioração e franqueza.

As sombras muito fortes também trazem drama para uma obra que intencionalmente a perde na declaração do título.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Salvador Dalí, experimente fazer uma releitura dela ou criar seu autorretrato de forma inusitada utilizando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: