Busto de uma mulher segurando um buquê, Andrea del Verrocchio

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Busto de uma mulher segurando um buquê, Andrea del Verrocchio
Busto de uma mulher segurando um buquê, Andrea del Verrocchio

As dobras farfalhantes do vestido desta mulher foram criadas pelas mãos de um mestre em escultura, Andrea del Verrocchio.

O rosto olha para a frente e ligeiramente para cima, e as mãos, as primeiras a se mostrar num busto-retrato, repousam irregularmente no peito.

Embora os artistas florentinos da Renascença fossem peritos em muitos materiais e técnicas, a versatilidade de Verrocchio era excepcional.

Com formação de ourives, ele também foi pintor, escultor e um dos mais exímios desenhista da Renascença.

Dirigia um ateliê extremamente ativo em Florença, onde os inúmeros artistas receberam formação de ourives, escultores e pintores. Entre eles incluía-se Perugino, mas o mais famoso discípulo de Verrocchio foi Leonardo da Vinci.

Os magníficos desenhos e pinturas de Leonardo baseiam-se no estilo de seu mestre e sua mão pode ser identificada em algumas pinturas e esculturas do próprio Verrocchio.

Esta obra pertence ao acervo do Museo Nazionale del Bargello, em Florença.

Busto de uma Mulher Segurando um Buquê, c.1480, mármore, altura 60 cm, Andrea del Verrocchio, Museo Nazionale del Bergello, Florença, Itália.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa escultura de Verrocchio, experimente fazer uma releitura dela ou criar um busto ou um retrato de alguém da sua família, usando o material que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *