Clotilde com Vestido de Noite, Sorolla

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Clotilde com Vestido de Noite, Sorolla
Clotilde com Vestido de Noite, Sorolla
   

Sorolla se casou com Clotilde Garcia del Castillo em Valença, em 1888. Ela era filha de um prestigioso fotógrafo chamado Antônio Garcia Peris, que forjara uma grande amizade com o pintor, sendo seu protetor e mecenas. Como prova deste amor sincero e intenso, Sorolla realizou vários retratos de sua mulher durante toda sua vida.

Sorolla resolve esta composição situando a figura em um primeiro plano, sentada, um pouco inclinada, dando uma maior sensação de relevo. Esta postura um pouco forçada, imprime força à energia interior que devia ter a retratada. O fundo se soluciona com manchas rosa-escuro.

A mulher do artista está vestida com um elegante vestido preto com pedrarias. Seu cabelo está enfeitado com uma flor branca; anos mais tarde Sorolla voltará a usar este detalhe nas mulheres ciganas e sevilhanas.

Utiliza uma palheta atrevida mas resolve a obra com grande mestria, combinando o suave tom nacarado do rosto, do pescoço e dos braços, com o preto do vestido e o rosa forte da poltrona.

As luzes laterais que incidem em determinadas áreas da tela, recordam Velásquez. Este não só lhe influiu no estudo e tratamento da luz, como também na composição e iluminação dos retratos.

Clotilde com Traje de Noite, 1910, Joaquín Sorolla, Museu Sorolla, Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie um retrato demonstrando a importância do momento, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Clotilde com Vestido de Noite, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/clotilde-sorolla/>. Acesso em 05 Dec 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: