Cossacos, Wassily Kandinsky

Cossacos, Wassily Kandinsky

Cores, linhas, formas, colinas e cossacos com lanças misturam-se neste cativante quadro semi-abstrato. Há grande beleza em sua composição simples e uma sensação de deleite nas pinceladas livres.

Kandinsky acreditada que o verdadeiro artista busca expressar apenas seus sentimentos íntimos e essenciais.

Tendo originalmente estudado em Munique para seguir carreira de advogado, logo reconheceu que seus verdadeiros dotes estavam no mundo da arte.

Tornou-se um dos maiores pioneiros da pintura abstrata “pura”. Voltou à Rússia, onde deu aulas de 1914 a 1922, fundando a Academia Russa.

A influência russa pode ser observada nas referências de sua obra aos ícones e à arte popular. Por algum tempo, ele deu aula na famosa escola Bauhaus.

Kandinsky tomou consciência da força da arte abstrata, quando ao observar uma pintura abstrata captou “extraordinária beleza, irradiando um brilho intenso”, antes de perceber que se tratava de uma obra sua, vista de cabeça para baixo.

O título do quadro refere-se aos cavaleiros russos, que pode ser reconhecidos a partir de seus chapéus cor de laranja, à direita.

Apesar de Kandinsky acreditar que as pinturas não precisavam representar o mundo real. Ele sentiu que as emoções poderiam ser expressas através do modo como as cores e as linhas estavam dispostas em uma pintura. Ele ligou tons musicais a cores particulares e considerou que a cor tinha um poderoso impacto espiritual. Você pode ouvir música quando você olha essa pintura?

Cossacos, 1910-11, óleo sobre tela, 95 x 130 cm, Wassily Kandinsky, Tate Gallery, Londres.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa pintura de Kandinsky, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma cena abstrata que represente para você algo importante da sua vida, usando o material colorido que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco através das redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *