Davi, Donatello

Davi, Donatello

Esta estátua de Davi mostra o jovem herói com ar sonhador e contemplativo, depois de matar Golias, cuja cabeça está a seus pés. O naturalismo gracioso da pose de Davi, seu jeito retraído e a superfície sensual do bronze combinam-se para dar vida à estátua. Essa habilidade para transmitir emoção humana em estátuas clássicas era o maior dom de Donatello.

Membro de um grupo de notáveis escultores, arquitetos e pintores que promoveram uma revolução artística em Florença, ele é considerado um dos fundadores do estilo renascentista.

Donatello foi um dos artistas favoritos do patrono Cosimo il Vecchio de Medici. Foi de longe o escultor florentino mais importante antes de Michelangelo e, possivelmente, o mais inovador e influente de todos os artistas da Renascença.

Seu Davi foi o primeiro nu de bronze em tamanho natural a ser modelado depois da Antiguidade.

A estátua representa o jovem herói em pé, em posição de repouso, mas ainda podemos ver na sua mão direita a espada com a qual o herói abateu a cabeça de Golias, apoiada no pé esquerdo.

Na mão esquerda, o nosso herói esconde a pedra com a qual matou o gigante Golias. Os cabelos são lisos e longos, o chapéu possui uma coroa de louros, o rosto está voltado ligeiramente para baixo, dando a impressão que o nosso herói está envolvido em seus pensamentos.

O corpo está totalmente nu, deixando à vista as botas que chegam ate o joelho. A base da estatua é constituída pela cabeça de Golias.

Esta obra está exposta no Museo Nazionale del Bargello em Florença.

Davi, c.1433, bronze, altura 159 cm, Donatello, Museo Nazionale del Bargello, Florença.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa estátua de Donatello, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma cena heroica sobre uma batalha, sobre um conquistador, poderá usar elementos mitológicos ou religiosos, usando o material colorido que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *