De uma planta para uma obra de Arte

História das Artes > Olho-vivo > Ateliê > De uma planta para uma obra de Arte
De uma planta para uma obra de Arte

Acanto, planta de origem mediterrânea, é uma das mais antigas plantas cultivadas em jardins, acredita-se que foi a inspiração para a arte coríntia.

Nome cientifico: Acanthus mollis

Essa planta da família Acanthaceae, também conhecida como acanthus e pé-de-urso.

A planta cresce até 2 metros de altura, com folhas de cor verde escuro e suas flores são tubulares, de cor branca, lilás ou rosa.

As folhas dessa planta são consideradas pelos historiadores como tendo sido a inspiração para a Arte Coríntia no capitel das colunas da arquitetura greco-romana.

Capitel a parte superior de uma coluna.

Esse capitel inovador foi esculpido no século V a.C. pelo escultor Calímaco. Ele se inspirou ao observar a sepultura de uma menina em Corinto, no qual uma cesta cheia de brinquedos tinha plantas de Acanto em torno dela, seguindo seu formato.

Nas palavras de Vitruvius, em seu Livro 4, Da Arquitetura:

“Por seu turno, o terceiro, que é chamado coríntio, procura reproduzir a delicadeza virginal, pois as donzelas, em razão da tenra idade, formadas por membros mais graciosos, produzem com seus adereços efeitos mais agradáveis.

….. Uma virgem de Corinto mal chegada à idade núbil, acometida por uma enfermidade, faleceu.

Após seu sepultamento, sua ama reuniu e dispôs num cesto as poucas coisas às quais ela se afeiçoara enquanto vivera.

Levou-as a seu túmulo e as colocou sobre ele, e, para que elas se conservassem dia após dia, teceu por cima delas um pequeno teto.

O cesto havia sido colocado casualmente sobre raízes de acanto, e, nesse ínterim, premidas por seu peso, verteram na primavera, folhagens e hastes em profusão.

As hastes do acanto, crescendo ao longo das bordas do cesto e empurradas pela beira do teto, em razão do seu empuxo, foram forçadas acurvar suas extremidades.

Calímaco, então, que em virtude da elegância e da graça de sua arte de trabalhar o mármore foi denominado pelos atenienses o príncipe dos artífices, passando perto desse monumento, reparou no cesto e na delicadeza da folhagem que medrava ao redor, e, encantado com a novidade das formas produzidas, executou para os coríntios colunas segundo esse modelo e instituiu suas proporções, e atribuiu as relações da ordem coríntia a partir daquilo que está presente na perfeição de suas obras”.

História e Lenda se entrecruzam tendo a planta Acanto como personagem.

Vamos criar? Chegou a sua vez! Escolha uma folha ou uma flor da sua preferência e faça o desenho estilizado do seu modelo;

Crie novos desenhos tendo como base o modelo escolhido; Experimente novas cores ou deixar somente com acabamento de bico de pena.

E a aplicação? Aplique no seu caderno de esboços, na margem do seu caderno de desenho, na estampa da sua camiseta, na parede do seu quarto… naquilo que sua imaginação criar. Mãos à obra !!

Fotografe sua obra e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartes/talento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *