Fantasma com Máscara, Karel Appel

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Fantasma com Máscara, Karel Appel
Fantasma com Máscara, Karel Appel

A figura central tem o olhar e os dentes fixos no espectador, numa expressão demoníaca.

A tinta é aplicada com força característica, em pinceladas grossas e amplas, cirando uma imagem sombria e brutal – mas em que também há humor e uma qualidade como que infantil.

Appel considera o próprio ato de aplicar a tinta uma experiência libertadora, quase sensual.

Deleita-se em combinar energia rude, expressa por meio de pinceladas de cores ardentes, com temas selvagens e desafiadores.

Este quadro é um exemplo representativo do trabalho do movimento CoBrA, formado em 1948 por um grupo de artistas de Copenhague, Bruxelas e Amsterdam.

O CoBrA rejeitava a abstração da pintura europeia pós-guerra, considerando-a sem vida e excessivamente passiva. Buscou inspiração, então, em pinturas infantis e contos da mitologia.

Appel morreu em 3 de maio de 2006 em sua casa em Zurique, na Suíça. Ele sofria de uma doença no coração. Ele foi enterrado em 16 de maio de 2006 no Cemitério Père Lachaise em Paris, França.

Em 1999, Appel estabeleceu a Karel Appel Foundation, em Amsterdam. Seu objetivo é preservar suas obras de arte, promover a consciência pública e conhecimento da sua obra, além de  supervisionar a publicação do Catálogo de Oeuvre das pinturas, as obras em papel e as esculturas.

Fantasma com Máscara, 1952, óleo sobre tela, 116 x 89 cm, Karel Appel, Coleção particular.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa pintura de Karel Appel, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma cena abstrata que represente para você algo importante da sua vida, usando o material colorido que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco através das redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *