Galeria dos Mapas | Museus Vaticano

História das Artes > Museus > Galeria dos Mapas | Museus Vaticano
Galeria dos Mapas | Museus Vaticano

Galeria dos Mapas ou Cartas Geográficas dos Museus Vaticano é um dos lugares mais fascinantes para o visitante, seja do ponto de vista da qualidade dos afrescos e decorações em gesso, que do ponto de vista do conhecimento exato do território no século XVI, do que hoje chamamos Itália.

Com uma série de 40 mapas monumentais pintados em afresco nas paredes, realizados a partir de desenhos de Ignazio Danti, representando as possessões da Igreja no pontificado de Gregório XIII, e um teto em abóbada de berço ricamente decorado em estilo renascentista.

Esse setor do museu, também é chamado de “Galeria Superior”.

Decoração de um dos pórticos da Galeria dos Mapas.

As galerias superiores são na verdade enormes e largos corredores que estão mais ou menos na metade do percurso, antecedendo as Salas de Rafael e rumo à Capela Sistina.

Um dos afrescos da Galeria dos Mapas.

No corredor que possui 120 metros de comprimento há quase quarenta mapas que representam todas as regiões da Itália, incluindo as ilhas (Sardenha, Córsega e Sicília), além dos antigos domínios italianos como a ilha de Malta, e também a cidade francesa de Avignon, que foi sede do papado de 1309 a 1378.

O ambiente que envolve completamente quem faz o seu percurso em suas tonalidades de azuis e verdes, sua decoração em gesso colorida no teto.

Detalhe do teto da Galeria dos Mapas

O que parece ser um conjunto de afrescos inocentes tem, como sempre aqui na Itália, um plano preciso de uma declaração de unidade do futuro território italiano no século XVI – quem diz é Antonio Paolucci, um dos historiadores da arte mais apaixonados pela Galeria dos Mapas, que é ex-diretor dos Museus Vaticanos.

Também existe a representação dos principais portos italianos da época: Veneza, Ancona, Gênova e Civitavecchia (Roma).

Os mapas afrescados foram pintados entre 1580 e 1585.

Museus Vaticano. Viale Vaticano, Vaticano. Itália. Aberto de segunda a domingo, das 9 às 18h.

Fique atento! Os horários podem ser modificados. Consulte o site oficial da instituição.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Galeria dos Mapas | Museus Vaticano. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/galeria-dos-mapas-museus-vaticano/>. Acesso em 29 Sep 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: