Influência artística de Tiepolo

História das Artes > Sala dos Professores > Influência artística de Tiepolo
Influência artística de Tiepolo
   

O tenebrismo foi um estilo de pintura sombrio e dramático que predominou em Veneza nas duas primeiras décadas do século 17, liderado por Giovanni Battista Piazzetta (1683-1754).

Fortemente influenciado por Caravaggio, baseava-se no claro-escuro e privilegiava temas de caráter violento.

De início, Tiepolo se inspirou no expressivo uso de luz e sombra de Piazzetta, adotando mais tarde uma paleta mais leve e fluída.

Piazzetta era um homem de forte personalidade, ele se recusava a seguir a moda do Rococó e continuava a pintar telas a óleo, apesar da demanda crescente de pinturas em afresco.

Sério e meticuloso, Piazzetta criou um estilo vigoroso, embora sua produção fosse pequena. Suas sólidas figuras inspiraram o jovem Tiepolo e muitos outros menos dotados.

No quadro A Adivinha, Piazzetta registra uma encantadora cena campestre. Uma luz de verão acaricia a tez perolada desta mulher rústica com um chapéu de palha, que está vestido em creme e rosa, em contraste do fundo escuro.

A Adivinha, 1740, óleo sobre tela, 154 x 114 cm, Giovanni Battista Piazzetta. Gallerie dell’Accademia, Veneza, Itália.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Influência artística de Tiepolo. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/influencia-artistica-de-tiepolo/>. Acesso em 04 Dec 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: