Laocoonte, El Greco

Laocoonte, El Greco

Laocoonte preveniu a população de Troia para que não aceitasse o cavalo de madeira dos gregos e por isso foi morto, junto com seus dois filhos, por duas serpentes enormes enviadas por Apolo, que estava do lado dos gregos.

As figuras à direita do quadro são Apolo e Diana. Os traços de uma terceira figura surgiram na tela depois de uma limpeza e indicam que provavelmente El Greco modificou sua composição.

Esta é a única cena mitológica que pintou e a escolha do tema talvez se deva à tradição de Toledo (ao fundo, em lugar de Troia) que teria sido fundada por dois descendentes troianos.

É possível que El Greco tenha visto, em Roma, a famosa escultura de Laocoonte, descoberta em 1506, e, embora o quadro tenha uma concepção diferente, conserva alguns traços dramáticos da tensão expressa no mármore.

Um trabalho contundente e original, no qual as figuras distorcidas e em tom de mármore, também iluminadas por uma luz irreal, expressam de modo pleno a fantasmagoria antecipada em outras obras.

Laocoonte, c.1610-14, óleo sobre tela, 137.5 x 172.5 cm, Doménikos Theotokópoulos conhecido por El Greco, National Gallery, Washington, Estados Unidos.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de El Greco, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma composição inspirada na mitologia, usando o material que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *