Museu da Acrópole, em Atenas

História das Artes > Museus > Museu da Acrópole, em Atenas
Museu da Acrópole, em Atenas

Inaugurado em 2009, o Museu da Acrópole, um edifício de vidro situado aos pés do complexo arquitetônico do centro histórico de Atenas, na Grécia, com design do arquiteto franco-suíço Bernard Tschumi, este moderno edifício abriga esculturas da época em que a democracia de Atenas vivia seu apogeu.
O prédio tem 3 andares, com vistas panorâmicas da Acrópole e abriga 4 mil peças, entre objetos e esculturas. A entrada do Museu da Acrópole possui uma abertura no chão que mostra as escavações arqueológicas realizadas no local.

No primeiro andar, encontram-se cerâmicas e esculturas, enquanto as famosas cariátides, colunas esculpidas na forma de mulheres, que sustentavam o pórtico sul do templo de Erecteion, templo consagrado a Atena, Poseidon e Erecteu, agora decoram a rampa que leva ao segundo andar. Neste piso, pode-se ver as esculturas dos templos de Atena e o Propileu na entrada da Acrópole.

No terceiro, está uma reconstrução dos frisos do Partenon, painéis esculpidos em mármore que circundavam esse que era um dos principais templos da Acrópole, construído no século V a.C. A maioria desses painéis encontra-se hoje no Museu Britânico, e a Grécia reivindica sua devolução há décadas. Foram feitas cópias dos painéis a partir de vários elementos que sobreviveram em Atenas, bem como as reproduções dos polêmicos mármores do Museu Britânico.

O museu britânico se recusou diversas vezes a repatriar as esculturas de 2.500 anos que integravam a decoração do templo do Partenon. Elas foram levadas pelo diplomata escocês Lorde Elgin para o Reino Unido dois séculos atrás. Nessa época, a Grécia ainda estava sob o domínio do império otomano. O British Museum afirma que adquiriu as peças legalmente.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Um comentário em “Museu da Acrópole, em Atenas”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. gostei muito desse blog muito bom mesmo o trabalho de voces.
    Visitem meu blog sou Artista Plastico da cidade de Campina Grande
    e conheça um um pouco do meu trabalho
    obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *