O Grito do Palleter, Sorolla

O Grito do Palleter, Sorolla
   

Sorolla pintou seu primeiro quadro de história O Dois de Maio, em 1884. Realizou-o ao ar livre, nos corredores da Praça de Touros de Valença. Esta maneira de pintar ao ar livre chamou a atenção do público na Exposição Nacional de Belas Artes de Madri, obtendo então a segunda medalha.Alguns meses mais tarde, o governo provincial de Valença convocou um concurso para uma bolsa de estudos de pintura na Itália. Por este motivo, Sorolla realizou este quadro de história sobre o mesmo tema da guerra da Independência e muito similar a O Dois de Maio, mas, desta vez, situado em Valença.

Outra vez o efetuou ao ar livre, justamente no lugar onde ocorrera aquele acontecimento, na praça do Mercado. Com esta obra ganhou e obteve a bolsa de estudos em Roma. A cena representa o momento em que o palleter declara a guerra a Napoleão e é aclamado pelo povo que segue-o enfurecido.

O que realmente chama a atenção nesta composição é que sendo uma obra sobre tema histórico, Sorolla a conceba como uma pintura ao ar livre, fixando-se mais em um determinado momento da realidade que no tema em si. Assim, o realismo domina toda a cena reforçado pelo grande contraste de luzes e sombras aproximando-se inclusive ao tenebrismo.

Por sua formação dentro da pintura tradicional, dominará perfeitamente o desenho, modelando-o através da luz. Utiliza uma gama cromática baseada em tons sóbrios que não marcam excessivamente os contornos.

A estrutura da composição fica resolvida através de uma série de diagonais que coincidem na figura do palleter, formando um círculo a seu redor.

O Grito do Palleter, 1884, Joaquín Sorolla.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie uma composição histórica, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O Grito do Palleter, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/palleter-sorolla/>. Acesso em 02 Aug 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime